Citizens of Earth traz o charme da era 16-bits junto a uma boa dose de humor

#Notícia Publicado por andnick, em .

Relembre a magia dos RPGs de antigamente ao resolver problemas malucos e desvendar uma conspiração contra a ordem mundial neste divertido lançamento.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1Jd3podGNDRnlGby9WTXV4WVJVeHlCSS9BQUFBQUFBQUF5SS90eU52aVk3aTE1WS9zMTYwMC9kZXN0YXF1ZV9jaXRpemVuc09mRWFydGguanBn

EarthBound foi um clássico jogo lançado para o SNES e marcou uma enorme geração de jogadores, tendo uma boa repercussão quando lançado na eShop do Wii U em seu início de carreira. Aproveitando-se dessa sensação de nostalgia, a desenvolvedora Eden Industries, juntamente à Atlus, apresenta-nos Citizens of Earth. Assim como em EarthBound, o jogo consiste em um RPG baseado nos tempos atuais, com uma boa pitada de humor e até mesmo psicodelia. E isso inclui algumas coisas, como máquinas de café atacando pessoas, um urso feito de mel, um polvo guiando o trânsito, e não para por aí.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1KTktTdXpTMlUtQS9WTXV0RHlwalNWSS9BQUFBQUFBQUF3OC9ncXR3ZzZwSjVqMC9zMTYwMC8yMDE1LTAxLTI5XzAwMDA2LmpwZw==

É bem normal cruzar com um polvo agente de segurança enquanto você viaja por ai, não?

A história até aqui

O que você faria em seu primeiro dia como vice-presidente do mundo? A resposta que nosso protagonista deu foi: ir para casa descansar. Afinal, foi uma eleição cansativa, e nada melhor que relaxar com a família. A aventura começa em sua cidade natal, lidando com um protesto de seu rival, escalonando para uma loja de café dominada por robôs e uma floresta habitada por abelhas dentro de bolhas e alces com telefones no lugar de seus chifres.

IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1aYXNDbkVrUzBqSS9WTXV0cnN6M2VrSS9BQUFBQUFBQUF4RS83MHNQbG8xM1poVS9zMTYwMC8yMDE1LTAxLTI5XzAwMDAxLmpwZw==

Abelhas em bolhas? Claro...

O jogo conta com um ótimo senso de humor, como a rede de cafeteria chamada "Moonbucks", um encanador que diz não lidar com tartarugas e que a princesa está em outro castelo ou com o fisiculturista que quer ser ator, ciborgue ou policial fingindo ser professor da pré-escola. Durante a história, você cruza com diversos personagens que vão adicionar cada vez mais animação a sua jornada, além de te ajudarem a desvendar uma conspiração contra o mundo.

IMAGEaHR0cDovLzIuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1ySHJ3cGhHNzgzQS9WTXVzY01uczhuSS9BQUFBQUFBQUF3MC9aT0xjaTlTaUJWQS9zMTYwMC8yMDE1LTAxLTE5XzAwMDA3LmpwZw==

Seria ele o novo Arnold Schwarzenegger? É igualzinho quando jovem.

Conheça seus companheiros

Assim como nos RPGs tradicionais, você monta um grupo de até três personagens para te acompanhar e participar de combates. Como um bom político, o vice-presidente não faz praticamente nada, apenas incentiva seus companheiros a agirem por ele. E, ao invés de magos e guerreiros, você recruta pessoas comuns, como sua mãe, uma professora grávida de ioga, uma policial, um capitão de navio, um encanador, e várias outras ocupações entre as 40 disponíveis. Essa grande quantidade de personagens lembra muito outro RPG lançado na década de 1990: Suikoden. Cada pessoa tem alguns pré-requisitos antes de se juntar a você, como coletar itens ou resolver alguma situação. É sua obrigação como vice-presidente defender aqueles que votaram em ti, então, não ignore os pedidos dos cidadãos. São eles que irão salvar o mundo!

IMAGEaHR0cDovLzIuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1qanExZzBNTW9hby9WTXV0MDUyTi1nSS9BQUFBQUFBQUF4TS9oT25jUVRsLUFqNC9zMTYwMC8yMDE1LTAxLTI5XzAwMDAyLmpwZw==

Os personagens também apoiam seus companheiros quando ganham níveis. Aqui você vê os bônus ganhos em HP e Special ATK dos companheiros.

Cada personagem possui habilidades e golpes únicos, portanto, é interessante recrutar o máximo possível deles para facilitar a sua vida. Por exemplo, sua mãe aprende golpes baseados em voz e possui habilidades de cura e suporte. Já o padeiro utiliza golpes baseados em fogo. Ter o personagem certo facilita a explorar as fraquezas inimigas. Alguns até vendem itens, como o farmacêutico com remédios ou a barista com cafés. Outros podem remover objetos e abrir novos caminhos, como o fisiculturista com objetos pesados ou o jardineiro com plantas.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy01YW00clZ2RF9Kay9WTXV1SW5ScEk5SS9BQUFBQUFBQUF4VS95Q00xdEpoWlFQVS9zMTYwMC8yMDE1LTAxLTI5XzAwMDA0LmpwZw==

As habilidades também ganham níveis. Vendedores aumentam seus estoques, outros executam suas habilidades em mais categorias.

Pikachu, eu escolho você!

Tanto os personagens quanto os inimigos podem ter resistências e fraquezas aos sete elementos do jogo. São eles: normal, thermal (fogo), bio (veneno), hydro (água), muscle (luta), static (elétrico) e verbal (sonoro/mental). Além dos elementos, os golpes são divididos em golpes físicos, alterados pelos valores ataque e defesa, e golpes especiais, alterados pelos valores de ataque especial e defesa especial. Essa parte é bem similar para quem está acostumado com Pokémon.

IMAGEaHR0cDovLzIuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy16MzRZVjdNb0NfRS9WTXV4Q3hYNjkySS9BQUFBQUFBQUF4NC9BWjEwZFRBN01QRS9zMTYwMC8yMDE1LTAxLTMwXzAwMDAyLmpwZw==

Os ícones são bem fáceis de se lembrar e aparecem ao lado das habilidades

E seguindo essa lógica de Pokémon, ao utilizar o elemento correto contra a fraqueza de seu inimigo, ela causará dano adicional e lhe proporcionará uma energia - caso contrário, o dano reduzido lhe faz perder uma energia. Os personagens possuem um valor máximo de acumúlo de energia e a utilizam para efetuar golpes mais fortes ou utilizar suas habilidades especiais, como a cura, ou de suporte. Também é possível acumular energia ao utilizar golpes mais fracos e até mesmo itens, como o café. Complicado? Sua mãe explica novamente via um tutorial no começo da aventura.

E, assim como em outros RPGs tradicionais, também existem efeitos de suporte que modificam os combates, como aumentar e diminuir a defesa de alguém, deixar um personagem doente para causar dano periódico ou então causar confusão para o alvo atacar seus inimigos randomicamente. Todos podem fazer a diferença se bem aplicados, e permanecem nos personagens após o final dos combates.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1FTnF3SjVBNkNWQS9WTXV4TXo2RUVJSS9BQUFBQUFBQUF5QS9xRWxLUjI1NzBNMC9zMTYwMC8yMDE1LTAxLTMwXzAwMDAzLmpwZw==

Efeitos de suporte também possuem ícones simples de reconhecer e decorar

Participar de combates, mexer em objetos e completar missões lhe dá experiência para alcançar novos níveis e ganhar mais habilidades. Mas somente os personagens em seu grupo atual ganham esses pontos. Para não deixar o restante para trás, você pode utilizar a escola de sua cidade. É possível escolher um tempo de aula e pagar um valor respectivo para que o personagem fique aprendendo lá, ganhando uma quantidade considerável de experiência durante o período que ele fica indisponível. Assim sendo, não é necessário perder muito tempo em combates para deixar todos os seus seguidores aptos para entrar em ação quando desejar.

Foco nos detalhes

O jogos possui gráficos 2D, com sprites bem detalhados e cores vívidas, criando uma experiência agradável de se ver. Até os pequenos detalhes no cenário são legais, como a magnitude dos quadros nas paredes. Eles também lembram bastante EarthBound durante os combates, muito pela psicodelia utilizada como plano de fundo dos combates. Apesar da aparência caricata, os personagens são bem detalhados e possuem uma ótima dublagem para caracterizá-los ainda mais, como o padeiro com sotaque alemão. Já a trilha sonora é simples, a ponto de você não reparar muito nela, mas, quando o fizer, vai ver que ela é bem repetitiva.

IMAGEaHR0cDovLzIuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1NX3UxWG4yOG12MC9WTXV1b083TXRsSS9BQUFBQUFBQUF4ay9XV3dLT2tmZkVoOC9zMTYwMC8yMDE1LTAxLTI5XzAwMDEwLmpwZw==

Não só os inimigos são malucos, como o plano de fundo dos combates é bem psicodélico.

Vamos salvar o mundo!

A combinação de belos desenhos, unido a um bom senso de humor e à fácil curva de aprendizado tornam Citizens of Earth uma ótima experiência para ser aproveitada. Não é um jogo longo, então é possível terminar a história principal em poucas horas se comparado a outros RPGs. Todavia, a graça mesmo é explorar ao máximo os conteúdos adicionais, tentar recrutar todos os personagens e completar as missões secundárias para ficar ainda mais por dentro desse humor.

IMAGEaHR0cDovLzMuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1Uckt2Y05fMkJLMC9WTXVzWVp5V2VVSS9BQUFBQUFBQUF3cy9tNUZKOXFFcENsNC9zMTYwMC8yMDE1LTAxLTI5XzAwMDA5LmpwZw==

O Presidente do Mundo conta com você. Cumpra a missão dada por ele, visualizada pelo ícone de estrela.

Porém, nem tudo são rosas. O jogo exige uma imensa movimentação por seus diversos mapas e isso, com o tempo, torna-se longo e chato. Demora um bocado até você ter acesso ao helicóptero para poder se movimentar mais rapidamente entre as áreas, e mesmo com ele ainda fica chato o tanto que você tem que andar entre diversos mapas para conseguir resolver as missões. Falando nelas, algumas são bem vagas quanto ao objetivo, e. isso vai te fazer arrancar os cabelos enquanto tenta encontrar alguma coisa. Como consequência, e uma adição aos piores momentos, será ter de ficar lutando por diversas vezes e atravessar longos mapas.

O jogo tem um esquema para facilitar os combates, aonde você pode enviar os seus seguidores em carga. Se eles alcançarem um inimigo pelas costas, ou este será derrotado automaticamente ou então você começará com uma energia adicional para facilitar o combate. Mas nem sempre isso funciona direito, muitas vezes o combate acontece sem nenhuma vantagem ou é você quem acaba sendo surpreendido com uma energia a menos.

Mas mesmo com esses fatores, é impossível desmerecer a diversão que Citizens of Earth proporciona. Ele está disponível na Steam, PlayStation 4, PSVita, Wii U e 3DS. Não perca mais tempo, bom cidadão, ajude seu adorado vice-presidente a salvar o mundo. Aposto que isso trará um bom resultado nas urnas durante a próxima eleição.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy0wUzFoZTJsbE0wZy9WTXV2T0E1d1ZvSS9BQUFBQUFBQUF4cy9kZmRHRTNlYlVtTS9zMTYwMC8yMDE1LTAxLTI5XzAwMDA1LmpwZw==

O mundo conta com você, então não desista!

Anderson
Anderson #andnick

I wanna Rock

, ESTADO SEM LEI
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por DreadnaughtBR,
#Games, Por taffarelkupkovski,