A política, o pensamento e a terra de ninguém

#Descontração Publicado por LucasFS_Kabal_, em .

E aew meu povo da GV, tudo certo cocês? Hoje nós vamos falar sobre algo chato: pensamento e política. Por que? Porque sim. Eu sei que compartilhar ideias e pensamentos aqui é complicado, mas, essa é a área de descontração não é? Vamos descontrair. E pensar. O objetivo do texto não doutrinar ou influenciar ninguém, é mostrar pontos positivos e negativos de dois grande ideais.

Os Grupos

Esqueçam aquela história de esquerda, direta e centro, vamos nos concentrar nos dois grandes grupos políticos: os estatistas e os liberais. Por que fazer isso? Porque tanto os estatistas quanto os liberais podem ser de esquerda, direta ou centro, e todos sabemos quem é de esquerda, de direta ou de centro.

Os Liberais

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5xdW90ZWhkLmNvbS9pbWFnZXF1b3Rlcy9hdXRob3JzMi9qb2hhbm4td29sZmdhbmctdm9uLWdvZXRoZS1wb2V0LW5vbmUtYXJlLW1vcmUtaG9wZWxlc3NseS1lbnNsYXZlZC5qcGc=

"Ninguém está mais desesperadamente escravizado do que aqueles que falsamente acreditam estarem livres." em tradução livre.

Liberais, liberalistas, libertários, chame do que quiser, são praticamente a mesma coisa: anarquistas de coração, sonhadores de alma, capitalistas e democratas por opção. Eles tem uma visão bem legal do mundo e de como as coisas devem ser, acreditam que a liberdade vem acima de tudo, as pessoas devem ser livres para escolher, fazer, viver, amar, etc, etc. Liberais acreditam que essa liberdade é um direito fundamental, e como tal, inalienável, e que toda e qualquer forma de controle deve ser combatida.

IMAGEaHR0cDovL2NkbnMyLmZyZWVwaWsuY29tL2ZvdG9zLWdyYXRpcy9wYXNzYXJvcy12b2FuZG9fMjg3NTQ3Ny5qcGc=

Eles também acreditam que a economia deve ser livre, ou seja, sem controle governamental, ou melhor, sem interferência governamental, e além disso, acreditam que o governo deve ser o mais diminuto possível, que deve ser apenas como uma entidade regulamentadora muito básica ou até inexistente, como é o caso da anarquia, onde o governo não existe. Liberais também acreditam que a coesão social deve vir dos indivíduos que nela coexistem, na forma de aceitação individual e moral por todos.

Tudo isso é muito bom, muito lindo, mas não funciona. Eu direi porque... Para que essa tão bela e perfeita liberdade possa existir, deve haver primeiro uma coisa que é, inegavelmente, desumana: isonomia total e absoluta, em todos os âmbitos e formas. A isonomia é a igualdade perante a lei, porém, na sociedade como nós a conhecemos, isso não existe. O poder do dinheiro é grande demais, e mesmo o mais perfeito dos ideais acaba sucumbindo a sedução do luxo e da riqueza. A liberdade é possível, porém todos nós teríamos que seguir a teoria ética de Kant sem aprende-la, e isso vai contra a natureza do homem.

Os Estatistas

IMAGEaHR0cHM6Ly90aGFidG8uZmlsZXMud29yZHByZXNzLmNvbS8yMDEzLzA0L3N0YXRpc20uanBn

Estatistas ou estadistas, são um povo que acredita no grande irmão, no titã, no grande opressor, no que tudo controla, no olho que tudo vê: o estado. Estatistas são mais pragmáticos do que os liberais, eles veem o mundo com grande pessimismo e acreditam piamente que humanos são estúpidos e por isso devem, em um grupo, escolher humanos mais aptos, para lidera-los e lhes dizer o que é e o que não é, o que pode e o que não pode.

IMAGEaHR0cDovL3RodW1icy5kcmVhbXN0aW1lLmNvbS94L2NvcnJlbnRlcy1jb20tZmVjaGFtZW50by0xNjI3OTc0My5qcGc=

Eles acreditam que a economia, assim como várias instituições sociais, deve ser regulamentada, fiscalizada e, até, controlada, pelo governo, e também que o governo deve ser uma entidade forte, o suficiente para garantir um certo nível de isonomia e coesão, mesmo que não sejam absolutos. Eles acreditam que a corrupção gerada pelo capitalismo pode ser remediada com um governo forte e uma justiça intolerante, e que a coesão social deve ser imposta, pois ela não existiria de nenhuma outra forma. Estatistas podem ser socialistas ou democratas, totalitários ou republicanos, porém todos tem apenas uma visão da sociedade: o estado deve existir e seu poder deve ser legitimo. Os estatistas também defendem uma coisa utópica: a neutralidade absoluta, ou seja, nem governo, nem empresas, nem cidadãos, nem ninguém, estão acima da lei ou são melhores que ninguém.

A visão deles parece muito ruim, mas não é bem assim. Por um lado é verdade que a visão liberal é muito melhor, porém é muito ilusória e acredita em verdades utópicas, enquanto a visão estatista é muito mais prática e aplicável a realidade. Mas mesmo sendo prática e pragmática, a visão estatista não deixa de ter suas falhas: o estatismo, inevitavelmente, descamba no totalitarismo corrupto (nazifascismo), devido a própria natureza humana, e por isso, apesar de comum, é combatido por quase todos, exceto uma minoria que ainda acredita que esse ideal tem futuro.

Conclusões

IMAGEaHR0cDovLzIuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1rRmtWaVJ3UDlKOC9VZFhMV1Rjc1BOSS9BQUFBQUFBQUFZSS8tZ1JOZEZNWHdIVS9zMzIwL2NoYWluLmpwZw==

- Se ambos são ruins, no que acreditar? R: No que você quiser, ou no que seu coração achar mais correto. Ambos, estatismo e liberalismo, possuem partes boas e partes ruins, o melhor é pensar no que você acredita e acha correto e evitar rótulos. Ser estatista ou liberal não é legal, legal é ser você mesmo.

- Mas esses grupos não são absolutos? R: Não. São rótulos. Existem pessoas que defendem ideias liberais e estatistas, pois acreditam que estão corretas.

- Então, qual o objetivo de explicar o que é cada um? R: Mostrar que ideais podem ter seus pontos positivos, por piores que pareçam, porém, quando levados ao extremo, sempre acabam em algo ruim ou impraticável.

E você, leitor, o que pensa? É estatista ou liberal? Ou nenhum dois? Você acredita em algo completamente diferente? O que? Comente!

Texto de minha autoria, várias fontes.

Lucas
Lucas #LucasFS_Kabal_
, Londrina, PR, BR
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.