Cientistas descobrem planeta com sistema de anéis 200 vezes maior que o de Saturno

#Notícia Publicado por foxbun, em .

IMAGEaHR0cDovL29nLmluZmcuY29tLmJyL2luLzE1MTYzMTEzLTU1Yy0zODUvRlQxMDg2QS80MjAvZmVhLUoxNDA3X1Jvbk1pbGxlcl8yMDE1LmpwZw==

Astrônomos afirmam ter descoberto um planeta, cujo sistema de anéis é 200 vezes maior do que o de Saturno. É a primeira vez que uma estrutura dessa dimensão em torno de um planeta é encontrada fora do nosso Sistema Solar.

A descoberta diz respeito ao planeta identificado como "J1407b" e foi feita por astrônomos do Observatório de Leiden, na Holanda, e da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Segundo os cientistas, há provavelmente mais de 30 anéis, cada um medindo dezenas de milhões de quilômetros de diâmetro.

Para se ter uma ideia, os autores do estudo estimam que, se os anéis de Saturno fossem do mesmo tamanho que os de J1407b, eles seriam facilmente visíveis da Terra à noite, sendo várias vezes maior do que a Lua cheia.

Lacunas detectadas no sistema de anéis também sugerem que parte do material pode já ter se juntado ao ponto de formar luas. Este fenômeno já foi notado também nos anéis de Saturno.

- Podemos pensar nessas novas descobertas como uma espécie de super-Saturno - disse o professor Eric Mamajek, da Universidade de Rochester, nos EUA, à rede BBC.

Os anéis foram encontrados em dados recolhidos pelo observatório SuperWASP, por meio da detecção de variações na luz de estrelas, conforme os planetas as orbitam e as eclipsam.

Os pesquisadores acreditam que o planeta em si é provavelmente um gigante gasoso como Júpiter ou Saturno, mas com massa até 40 vezes superior a Júpiter.

Leo
Leo #foxbun
, Americana-SP
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,