YouTube passa a reproduzir vídeos em HTML5 por padrão

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

Chegou o dia. Depois de várias fases de testes e aprimoramentos, o Google anunciou, nesta terça-feira (27), que o player do YouTube agora reproduz todos os vídeos utilizando HTML5 como padrão no lugar do Flash.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzAxL3lvdXR1YmVfYnVpZGxpbmctNzAweDQ0OS5qcGc=

O YouTube "flerta" com o HTML5 há pelo menos cinco anos. Mas, para tornar o serviço plenamente compatível, o Google teve que superar várias limitações técnicas. Algumas envolveram inclusive a colaboração de desenvolvedores dos navegadores mais populares da atualidade - Chrome, Firefox, Internet Explorer e Safari.

A companhia explica que um dos obstáculos mais complexos foi a falta de suporte ao Adaptive Bitrate (ABR), que permite a disponibilização de vídeos otimizando ao máximo o buffer. Para este fim, o recurso avalia a largura de banda da conexão e adapta o fluxo de dados à capacidade detectada, tudo em tempo real.

IMAGEaHR0cHM6Ly90Y3RlY2hjcnVuY2gyMDExLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxMy8wNi95b3V0dWJlLmpwZw==

Além do ABR, o YouTube também já suporta o codec VP9 (para vídeos em alta definição), a API WebRTC (para que o usuário possa fazer transmissões ao vivo), APIs para visualização de conteúdo em tela cheia, entre outros.

Implementação (relativamente) rápida, estabilidade e não exigência de plugins são algumas das vantagens do HTML5 frente ao Flash. O Google ressalta ainda que o padrão facilita a execução dos vídeos a partir de aparelhos variados, incluindo smart TVs, consoles de games e dispositivos como o Chromecast.

Na web, o player do YouTube em HTML5 passa a ser acionado por definição no Chrome, Internet Explorer (a partir da versão 11), Safari (a partir da versão 8) e nas versões beta do Firefox (em breve na versão final). Mas a mudança deve ser imperceptível para a maioria dos usuários: muitos vídeos já vinham sendo oferecidos no novo modo, especialmente no browser do Google.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS