Microsoft lança secretamente DX12 no novo update do Technical Preview do Win 10

#Notícia Publicado por WrodriX, em .

IMAGEaHR0cDovL2NkbjIud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzAxL0RpcmVjdFgtMTItQVBJLVdpbmRvd3MtMTAuanBn

Desde que a API DX12 foi anunciado pela Microsoft, a indústria tem esperado sua liberação. O tempo parece que finalmente acabou, agora o rival do Mantle, entra em cena. Inspirado e indiscutivelmente construído sobre a mesma base da API Mantle da AMD, DirectX 12 tem como objetivo oferecer aos desenvolvedores e sistema operacional Windows controle total sobre a GPU, entre outras coisas. Curiosamente, parece que a Microsoft realmente lançou a API suavemente sem grande alardes, pois ela pode ser encontrada na ferramenta "dxdiag" da mais recente compilação do Windows 10 Techinical Preview.

Microsoft lança secretamente DX12 no Windows, Xbox One será o próximo em breve.

Se você executar a ferramenta de diagnóstico "dxdiag" no Windows 10, ele vai realmente mostrar DirectX 12 como a API. No entanto, apesar de estar realmente mostrando DX12 como o API, você não será capaz de usá-lo ou fazer qualquer coisa com ele. A razão? os drivers de qualquer GPU ou iGPU você tem atualmente não vai dar suporte a nova implementação. Não haverá nenhuma maneira para que o OS busque a API de baixo nível, enquanto ela está tecnicamente lá, e, na verdade, não. Mas por causa do lançamento de Microsoft tenha ocorrido, tudo o que resta, é para os vendedores GPU atuais para iniciar DX12 soltar atualizações de drivers capazes. Ah, e é claro, você também teria que ter aplicativos e jogos capazes de operar nela também.

Você deve se lembrar de um artigo que eu fiz um tempo atrás onde falo sobre como Mantle é capaz de sobreviver em um ambiente conquistado pelo DX. Uma das características principais de que é o fato de que qualquer jogo criado na API Mantle pode facilmente ser portado para DX12 com muito pouco incomodo e esforço por parte desenvolvedores. Isto significa que é altamente provável para alguns dos primeiros jogos DX12 (que os usuários Nvidia também irá desfrutar devo acrescentar) ser o resultado direto de uma "quick-port" de um jogo apoiado pela API Mantle. Claro, o primeiro aplicativo de consumidor para apoiar DX12 provavelmente vai ser o "benchmark 3DMark" codinome "Farandole". O DirectX 12 permitiria que muito mais do que as as formas de "Draw Calls DX11", da ordem de "7-10 vezes mais". Realmente o benchmark Farandole emprega cerca de 7,5 vezes as Draw Calls que o DX11. O fim do túnel está à vista, com uma das maiores mudanças para a plataforma de jogos que é o Microsoft Windows (e Xbox One) chegando muito em breve.

Vamos falar um pouco sobre Xbox One agora. Phil Spencer deixou claro em seus tweets que Xbox One estará recebendo DX12, realmente ele afirma que vai ter não só DX12 mas todas as características Nível 12.0 bem, algo que eu acho difícil de acreditar ja que o nível de recursos do DX12 ainda não foi finalizado . No entanto, como tenho defendido antes, consoles já têm acesso direto para seu hardware por meio de um RTOS (Real Time Operating System) e as vantagens Xbox One irá receber com estes novos recursos gráficos. Ainda assim, seria interessante ver o que a Microsoft pode retirar com esta nova atualização.

Waldir Duarte
Waldir Duarte #WrodriX

Fora PT

, Limeira
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,