"A Google é tirânica com o Android", diz CEO da Cyanogen Inc

#Notícia Publicado por wesleyguimaraes111, em .

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy90eXBlMjgvd2lkdGg2NDYvaGVpZ2h0Mjg0L2lkMTA4NjE5LmpwZw==

O Android nasceu de um projeto baseado no Linux. E, assim como a plataforma do pinguim, o sistema do robozinho verde nasceu de código aberto para a livre contribuição da grande comunidade de desenvolvedores. Nos últimos tempos contudo, a Google vem tentando limitar essa liberdade, lutando para que os aparelhos com o seu SO não consigam ter o acesso liberado à raiz. Essas tentativas por parte da gigante de buscas, contudo, tem irritado grandes nomes da comunidade, como o CEO da Cyanogen Inc.

A ROM CyanogenMod tornou-se tão proeminente no mundo Android que acabou virando uma empresa com capital de investidores, a Cyanogen Inc.. A sobrevivência dessa companhia, portanto, vem da própia plataforma móvel da Google. A casa de Mountain View, entretanto, não tem colaborado muito, o que causou a revolta do CEO e porta-voz da Cyanogen Inc., Kirt McMaster. Tanto que o empresário chamou a gigante de buscas de tirânica.

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY0MC9oZWlnaHQzNjAvaWQ5NzAzMy5qcGc=

A declaração foi dada durante um evento de tecnologia em San Francisco, Next Phase of Android . McMaster não apenas teceu duras críticas à Google, como também revelou qual a visão da Cyanogen Inc. para o futuro do desenvolvimento da plataforma. Segundo o empresário, sua companhia planeja disponibilizar uma versão do sistema que seja altamente flexível para se integrar ao hardware e serviços das fabricantes que queiram adotar a famosa ROM. De acordo com o CEO do robozinho azul, essa flexibilização não é mais possível com o Android atual.

Como exemplo, McMaster cita o Google Now . A inteligência artifical da Google pode acessar camadas profundas do sistema e controla-lo de forma que soluções de terceiros jamais poderiam. Dessa forma, as fabricantes parceiras não conseguiriam criar uma assistente virtual à altura da de Mountain View. Já com a CyanogenMod, as empresas teriam total acesso às funcionalidades do sistema, podendo trazer soluções mais criativas e integradas ao hardware.

A Cyanogen Inc., portanto, vê-se como uma plataforma para que outras parceiras consigam integrar profundamente o Android ao hardware e serviços da fabricante. Tal fato, entretanto, poderia irritar a Google, visto que até gigantes como a Samsung já levaram puxões de orelha por meter muito a colher no Android e modificar demais o sistema.

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY0MC9oZWlnaHQzNjAvaWQxMDM4OTUuanBn

Por enquanto, a Google consegue manter a CyanogenMod em sua coleira. Mesmo as ROMs customizadas não podem se desligar totalmente do Android original, pois dependem dos serviços da gigante de buscas, tais como Mapas, Gmail, Play Store, entre outros. Logo, quem tentar criar uma derivação muito distante do sistema sofrerá punição por parte de Mountain View, que simplesmente veta o uso dos Google Apps por parte da ROM .

Sobre essa possibilidade, McMaster afirma que não há com o que se preocupar. Segundo o empresário, o grupo Cyanogen pode até ter hoje uma dependência de Mountain View, contudo amanhã não terão mais. O CEO afirma que, em três ou cinco anos, a sua ROM não será mais uma derivada do Android , será uma solução independente, assim como o sistema da Amazon para os seus tablets e smartphones.

Sabemos que, para isso acontecer, a Cyanogen Inc ainda tem um longo caminho pela frente. Afinal, criar um sistema móvel independente não é tarefa fácil, como nos demonstra a demora de lançamento do Tizen da Samsung. Com apoio de outras parceiras como a OnePlus e a Micromax, talvez haja recursos suficientes para termos mais uma boa solução para o mercado de dispositivos móveis.

Wesley
Wesley #wesleyguimaraes111

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

, Pinhais
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por ReginDeRivia,
#Games, Por coca,