Dias melhores: PC

#Artigo Publicado por a.marcio, em .

O bom e velho PC é uma das plataformas de games mais empolgantes. Com grana, o céu é o limite para quem quer explorar todas as possibilidades de seu hardware. E ainda, tendo à mão uma máquina ainda que mediana é possível tirar muito proveito em jogos. Porém, mesmo com todo o seu poder de fogo, os PCs são subaproveitados em games, seja em sua arquitetura, seja em softwares. Basta ver que consoles como XO e PS4 possuem APIs que extraem até a última gota de suor dos consoles. Ao passo que, suas arquiteturas são projetadas para uma comunicação rápida e eficaz entre suas peças.

IMAGEaHR0cDovL2kubmV4dG1lZGlhLmNvbS5hdS9OZXdzL1BDLWdhbWUuanBn

O PC, de outro lado, obviamente, destaca-se pela força bruta. VGAs e CPUs com clocks altíssimos mostram um poder de fogo sem igual. Embora, essa carga de processamento não seja utilizada ao extreme em jogos. Mas vocês já pararam para pensar em seu pcgamer sendo aproveitado ao máximo, sem desperdício de nada?

Esse "imagine", talvez, esteja mais próximo do que se pensa. E algo que pode arejar bem a questão é a chegada do padrão PCI express 4.0, que permitirá velocidade em dobro no barramento. Nesse ponto, os consoles estão à frente, pois utilizam caminhos mais eficientes, apesar de seu hardware inferior. O laçamento desse novo PCi express, claro, a longo prazo, trará um " up" considerável para a plataforma PC.

IMAGEaHR0cDovL2NuZXQzLmNic2lzdGF0aWMuY29tL2h1Yi9pL3IvMjAxNC8wNi8wNS80ZjM4OTdmZC1jMzQ2LTRlZmUtYjk4My1kMWEwYTBjM2M0ZTEvcmVzaXplLzc3MHg1NzgvNjU1N2EyZjBlYjcwZDY5NTBiZGEwMGY0ZjlkZjhkYjkvcGNpZS00LTAtYmFuZHdpZHRoLnBuZw==

Quando o novo barramento foi anunciado, imaginei que ele seria, como o 3.0, uma farsa. Sem inovação alguma. Mas a verdade é que ele permite uma transferência de dados bem mais alta, permitindo que as placas de video trabalhem com mais rapidez e entregando uma experiência em jogos melhor.

Bom, tendo boas peças de composição, uma arquitetura que proporcione caminhos rápidos e eficientes para o processamento de dados, o software será o gestor disso tudo. Com instruções adequadas e precisas, ele pode extrair todo o poder necessário para o funcionamento ideal desse sistema.

Aqui, falamos, em termos de jogos, das APIs, que, eu acredito, ser o calcanhar de Aquiles dos pcgamers. O DX 11 não é para o PC o mesmo que as APIs dos consoles são para eles. Isso pode mudar com o DX12, e sua promessa de melhor aproveitamento do hardware com um conjunto de comandos de baixo nível. Há testes que comprovam uma elevação em até 50% no desempenho apenas com o uso dessa nova API. Muito disso resulta de um melhor aproveitamento do processador.

IMAGEaHR0cDovL2NoZXphc2l0ZS5jb20vbWVkaWEvMjAxNC0wOC9kaXJlY3R4MTIuanBn

O windows 10 está aí se autoproclamando imprescindível para jogos não à toa. Tudo isso graças ao DX12 que é nativo desse Sistema. O novo software de janelinhas da MS pode trazer algo muito inovador para os pcgamers, no sentido de permitir que o hardware de nossas máquinas sejam utilizados o suficiente para uma boa jogatina no PC.

Assim, rapazeada, acredito que a dobradinha PCi express 4.0 mais DX12 seja um divisor de águas no que diz respeito ao aproveitamento do poder de processamento em jogos no PC. Daí para frente, os tempos serão outros. É claro que novas tecnologia surgirão melhorando as VGAs, a peça fundamental em qualquer pcgamer, mas sem um barramento veloz para a comunicação, o hardware fica capado. E sem instruções precisas, todo esse trabalho vigoroso será ineficiente.

Quem ama essa plataforma, fica esperançoso quando notícias relacionadas a melhoramento de suas máquinas surgem. E, em breve, elas serão uma realidade estampada. Algo palpável do qual podemos nos orgulhar. Poderemos curtir nossos games sabendo que o sistema como um todo do PC pulsante e forte trabalha no seu auge. Sem desperdício de nada. Um mundo sem lag, ou com o mínimo possível...

Antonio
Antonio #a.marcio
, Votucity