Samsung e LG desistiram de novas fábricas no Brasil

#Notícia Publicado por TheReturnOfTheBugWithSaidFromSaidNigthmaresWithUltimatePracaLasersInTheHead, em .

Empresas anunciaram projetos no interior de SP, mas voltaram atrás à medida que o mercado se desacelerou.

IMAGEaHR0cDovL25ld3MubGFwdG9wLmJnL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzA5L1NhbXN1bmctTEcuanBn

As empresas sul-coreanas Samsung e LG desistiram de construir novas fábricas no Brasil dedicadas à linha branca. Segundo o jornal O Estado de SP, as companhias anunciaram as fábricas em 2011, mas cancelaram no ano seguinte.

A planta da LG ficaria em Paulínia, e a instalação da Samsung ficaria em Limeira, duas cidades no interior de São Paulo. Fontes do mercado disseram ao jornal que só a fábrica de Paulínia, por exemplo, exigiria um investimento de R$ 1 bilhão.

A LG confirma que o projeto foi cancelado. Já a Samsung não descarta um investimento na linha branca. No entanto, Adelson Coelho, diretor para produtos do lar da Samsung, lembra que a fábrica de Manaus emprega 6.000 pessoas, além de produzir ar condicionado para os mercados corporativo e doméstico.

O cenário de retração nos últimos dois anos, depois de vários anos com forte crescimento - em 2012, o mercado cresceu 18% - fez as companhias mudarem suas estratégias. A Whirpool, líder em vendas do setor no País, deu férias coletivas aos seus cinco mil funcionários em agosto de 2014 para "readequar os estoques", lotados após a Copa do Mundo.

Apesar de o setor ainda ter o benefício da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que já foi retirado para os automóveis, o presidente da Associação Brasileira de Fabricantes de Eletrodomésticos e Eletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, prevê um ano difícil em 2015.

A expectativa é que o setor consiga no máximo repetir as vendas do ano passado. "O cliente quer substituir produtos, mas o medo da perda do emprego acaba reduzindo as vendas, que geralmente são feitas a prazo", pondera Kiçula. "Acho também que, com a redução de IPI (nos últimos anos), houve uma antecipação de compras."

TheReturnOfTheBugWithSaidFromSaidNigthmaresWithUltimatePracaLasersInTheHead
TheReturnOfTheBugWithSaidFromSaidNigthmaresWithUltimatePracaLasersInTheHead
, USA, North Carolina