Como identificar e parar pessoas manipuladoras: 8 dicas para mante-los a distancia

#Descontração Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL095MU8ycW8ucG5n

Manipulacao psicologica pode ser definida como o exercicio de influencia indevida atraves da distorcao mental e exploracao emocional, com a intencao de tomar o poder, controle, beneficios e privilegios as custas da vitima.

É importante distinguir a influencia social saudavel da manipulacao psicologica. A influencia social saudavel ocorre entre a maioria das pessoas, e faz parte do dar e receber das relacoes construtivas. Na manipulacao psicologica, uma pessoa e usada para o beneficio de outra. O manipulador deliberadamente cria um desequilibrio de poder, e explora a vitima para satisfazer a sua vontade.

A maioria dos manipuladores possui quatro caracteristicas comuns:

1-Eles sabem como detectar seus pontos fracos.

2-Uma vez encontrado, eles usam suas fraquezas contra voce.

3-Por meio das suas astutas maquinacoes, eles convencem voce a desistir de algo que voce quer, a fim de servir aos interesses dele(a).

4-No trabalho, e situacoes familiares ou sociais, uma vez que o manipulador consegue tirar vantagem de voce, ele ou ela provavelmente vai repetir a violacao, ate que voce coloque um fim a exploracao.

As causas da manipulacao cronica sao complexas e profundas. Mas independente do que impulsione o individuo a ser psicologicamente manipulador, nao e facil quando voce esta no outro lado, recebendo a agressao. Como alguem pode gerenciar com sucesso tal situacao? Aqui estao oito chaves para lidar com pessoas manipuladoras. Nem todas as dicas abaixo podem se aplicar a sua situacao especifica. Basta usar o que funciona e deixar o resto.

1. Conheca os seus direitos humanos basicos

A orientacao individual mais importante quando voce esta lidando com uma pessoa psicologicamente manipuladora e conhecer os seus direitos e reconhecer quando estao sendo violados. Contanto que voce nao prejudique os outros, voce tem o direito de se defender e defender seus direitos. Por outro lado, se voce trazer prejuizos para os outros, voce pode perder esses direitos.

A seguir estao alguns dos nossos direitos humanos basicos:

  1. Voce tem o direito de ser tratado com respeito.
  2. Voce tem o direito de expressar seus sentimentos, opinioes e desejos.
  3. Voce tem o direito a sua propria lista de prioridades.
  4. Voce tem o direito de dizer "nao" sem se sentir culpado.
  5. Voce tem o direito de obter o que voce paga.
  6. Voce tem o direito de ter opinioes diferentes dos outros.
  7. Voce tem o direito de cuidar e se proteger de ameacas fisicas, mentais e emocionais.
  8. Voce tem o direito de criar a sua propria vida feliz e saudavel.

Estes direitos humanos basicos representam as suas fronteiras.

É claro que a nossa sociedade esta cheia de pessoas que nao respeitam estes direitos. Manipuladores psicologicos, em particular, querem priva-lo de seus direitos para que eles possam controlar e tirar proveito de voce. Mas voce tem o poder moral e legitimo para declarar que e voce, nao o manipulador, quem esta no comando da sua vida.

2. Mantenha distancia

Uma forma de detectar um manipulador e ver se ela age com ''perfis'' diferentes na frente de pessoas

diferentes e em diferentes situacoes. Enquanto todos nos temos algum grau de diferenciacao social, os manipuladores psicologicos tendem a habitar em condicoes extremas, sento altamente educados com uma pessoa e completamente rudes com outra, ou totalmente cuidadosos em um momento e ferozmente agressivos em outro. Quando voce observar este tipo de comportamento a partir de um individuo, de modo regular, mantenha uma distancia saudavel e evite se envolver com a pessoa, a menos que seja absolutamente necessario. Como mencionado anteriormente, as razoes para a manipulacao psicologica cronica sao complexas e profundas. Nao e seu trabalho alterar ou salva-los.

3. Evite a personalizacao e a auto-culpa

Ja que a agenda do manipulador e procurar e explorar seus pontos fracos, e compreensivel que voce se senta inadequado, ou ate mesmo se culpe por nao satisfazer o manipulador. Nestas situacoes e importante lembrar que voce nao e o problema; voce esta simplesmente sendo manipulado para se sentir mal, ficando mais suscetivel para entregar os seus poderes e direitos. Considere o seu relacionamento com o manipulador, e faca as seguintes perguntas:

  1. Estou sendo tratado com respeito genuino?
  2. As expectativas e demandas dela sobre mim sao razoaveis?
  3. Existe apenas uma, ou as duas pessoas desta relacao estao se doando para mante-la?
  4. Em ultima analise, eu me sinto bem comigo mesmo nesta relacao?

Suas respostas a estas perguntas lhe darao importantes pistas sobre se o "problema" na relacao e com voce ou com a outra pessoa.

4. Coloque o foco neles, fazendo perguntas de sondagem

Inevitavelmente, manipuladores psicologicos vao fazer pedidos (ou exigencias) de voce. Estas "ofertas" muitas vezes fazem voce sair do seu caminho para satisfazer as suas necessidades. Quando voce ouvir uma solicitacao irracional, as vezes e util colocar o foco de volta no manipulador, fazendo algumas perguntas de sondagem para ver se ela(e) tem suficiente auto-consciencia para reconhecer a injustica da sua intencao.

Quando voce fizer essas perguntas, estara colocando um espelho, de modo que o manipulador possa ver a verdadeira natureza do seu estratagema. Se o manipulador tiver um grau de auto-consciencia, ele ou ela provavelmente vai retirar a demanda e recuar.

5. Use tempo a seu favor

Alem de pedidos irracionais, o manipulador, muitas vezes, tambem espera uma resposta imediata de voce, para maximizar a pressao e seu controle sobre voce na situacao. (Vendedores chamam isso de "fechar o negocio".). Nestas situacoes, em vez de responder de imediato ao pedido do manipulador, considere usar o tempo a seu favor, e se distancie da sua influencia imediata. Voce pode exercer lideranca sobre a situacao simplesmente dizendo:

"Eu vou pensar sobre isso."

Considere o quanto estas palavras sao poderosas de um cliente para um vendedor, ou de voce para um manipulador. Aproveite o tempo que voce precisa para avaliar os pros e os contras da situacao, e considerar se voce quer negociar um acordo mais justo, ou se voce ficara melhor dizendo "nao", o que nos leva ao nosso proximo ponto:

6. Saiba como dizer "nao" - diplomaticamente, mas com firmeza

Para dizer "nao" diplomaticamente, mas com firmeza, e preciso praticar a arte da comunicacao. Efetivamente articulado, ele permite que voce fique firme, ao mesmo tempo que mantem uma relacao viavel. Lembre-se de que os seus direitos humanos basicos incluem o direito a sua propria lista de prioridades, o direito de dizer "nao" sem se sentir culpado, e o direito de escolher a sua propria vida feliz e saudavel.

7. Enfrente os bullyings com seguranca

Um manipulador psicologico tambem se torna um bullyinador quando quer intimidar ou magoar outra pessoa.

A coisa mais importante a ter em mente sobre os bullyinadores e que eles escolhem aqueles que eles percebem como mais fracos, por isso, quando voce permanece passiva e complacente, tornar-se um alvo. Bullyinadores sao covardes. Quando seus alvos comecam a mostrar suas garras e lutar por seus direitos, muitas vezes recuam. Isto e verdade nos patios das escolas, bem como em ambientes domesticos e de escritorio.

8. Elenque as consequencias

Quando um manipulador psicologico insiste em violar seus limites e nao aceitam um "nao" como resposta, fale das consequencias.

A capacidade de identificar e afirmar consequencias e uma das habilidades mais importantes que voce pode usar para "se livrar" de uma pessoa dificil. Efetivamente articulada, a consequencia da uma pausa para manipulador, e o obriga a mudar do tirano ao respeitoso.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,