2014 foi o ano mais quente já registrado na Terra

#Notícia Publicado por Don_Alves, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE1LzAxL3RodW1icy90aHVtYi05OTg0MC10ZW1wZXJhdHVyYS1yZXNpemVkLmpwZw==

O ano de 2014 foi o mais quente já registrado na Terra, de acordo com análises separadas da Nasa e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, apresentados nesta sexta-feira. A informação vai contra as teorias que dizem ter o aquecimento global sido interrompido. As temperaturas de dezembro de 2014 também foram as mais altas já registradas para o mês.

Ao longo de 2014, a temperatura média global sobre os oceanos e continentes foi 0,69°C mais alta que a média do século 20. A marca foi a mais alta entre todos os 135 anos de 1880 a 2014, superando os picos registrados em 2005 e 2010, quando a temperatura média superou em 0,04°C as médias do século passado.

O aquecimento registrado se espalhou por todo o planeta, incluindo regiões como o leste da Rússia, o Alasca, partes do interior da América do Sul, a maior parte da Europa, o norte da África, partes da costa da Austrália, a maior parte do nordeste do Oceano Pacífico, as áreas equatoriais do centro e do oeste do Pacífico, grandes partes do sudoeste e noroeste do Oceano Atlântico e partes do Oceano Índico.

Com a exceção de 1998, os 10 anos mais quentes registrados no planeta aconteceram a partir de 2000, segundo estudo da temperatura da superfície.

Desde 1880, quando foi iniciada a medição, a temperatura média da Terra ficou 0,8 graus mais quente, uma tendência provocada em grande parte pelo aumento das emissões de dióxido de carbono e de outros gases na atmosfera pelas mãos do homem, segundo a Nasa.

O que é marcante a respeito do forte calor do ano passado é que ele ocorreu mesmo sem que o El Ninõ tenha ocorrido, um fenômeno natural que tem como padrão lançar uma enorme quantidade de calor do oceano para a atmosfera.

A teoria de que o aquecimento global havia sido interrompido foi apropriada por políticos de Washington para justificar a ineficácia em reduzir a emissão de gases. Eles se baseavam no fato de em 1998, o ano mais quente do século XX, ter ocorrido o fenômeno do El Ninõ.

IMAGEaHR0cDovL3ZlamEyLmFicmlsbS5jb20uYnIvYXNzZXRzL2ltYWdlcy8yMDEzLzEvMTIwNDg3L3Rlcm1vbWV0cm8tMjAxMzAxMTYtc2l6ZS01OTguanBn

"Enquanto o ranking de anos individuais pode ser afetado por padrões climáticos caóticos, as tendências de longo prazo são atribuíveis a causas da mudança climática que agora são dominadas por emissões humanas de gases do efeito estufa", disse Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa, em Nova York, em comunicado.

Fontes:

Terra - Estadão

Alexsander
Alexsander #Don_Alves
, Carapicuíba (São Paulo)