Não atualização do WebView deixa 60% dos usuários Android vulneráveis

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

O Google decidiu que não vai mais atualizar o WebView para quem as versões 4.3 (Jelly Bean) ou inferiores do Android, e isso pode ser uma brecha gravíssima para quem não recebeu o update, já que mais de 60% das pessoas ainda estão presas em uma dessas versões.

O WebView é uma ferramenta que permite que sejam apresentadas páginas web em um aplicativo sem a necessidade de abrir outro app, e é utilizada por vários desenvolvedores e redes de publicidade.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iZWdpbm5lcnN0ZWNoLmNvLnVrL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEzLzA0L0FuZHJvaWQtNC4zLUplbGx5LUJlYW4xLnBuZw==

Ao mesmo tempo, ela é um dos principais vetores para ataques ao Android, assim como o Internet Explorer é a melhor entrada para o Windows, conforme afirma Tod Bearsley, especialista da Rapid7, empresa de segurança em TI. Não foram poucas as vezes em que foram encontradas vulnerabilidades no WebView, o que torna a falta de updates ainda mais perigosa.

A ferramenta é especialmente sensível, porque interage com várias partes do Android, permitindo a intervenção em funcionalidades nativas do celular.

O fim das atualizações foi descoberto após uma resposta da equipe de segurança do Android sobre uma falha no navegador padrão do Android, que utiliza o WebView. Depois do questionamento, o Google respondeu que, se a versão afetada do sistema fosse anterior à 4.4 do Android, quem encontrou o problema também teria que solucioná-lo para que a empresa liberasse a atualização necessária.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuYWl2YW5ldC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDcvYW5kcm9pZC00LjMtY2xvY2suanBn

No Android 5.0, o WebView foi separado do "núcleo" do Android e agora é atualizado de forma mais simples, diretamente pelo Google Play. Antes, o update requeria uma atualização do sistema operacional inteiro. No entanto, a maioria que ainda está com uma versão mais antiga (pelo menos 99,9%, segundo os dados mais recentes) não pode se beneficiar da novidade, que foi, provavelmente, o motivo pelo qual o Google decidiu desistir de realizar as atualizações para o Android 4.3 ou inferior.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque