Depois de despencar, venda de PCs sobe 1% no 4º trimestre de 2014

#Notícia Publicado por vss, em .

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vYVFKSi11TUlKQWFRRzQ2RlM2T1BLTmtzNnl3PS9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDEzLzAyLzA0LzAxemNocm9tZWVlLmpwZw==

A venda de computadores cresceu 1% no quatro trimestre de 2014 em todo o mundo, segundo pesquisa da consultoria Gartner liberada nesta segunda-feira (12). A venda de 83,7 milhões de unidades foi um pequeno sinal de recuperação após mais dois anos seguidos de comércio fraco.

"O mercado de PC está lentamente se estabilizando depois de uma redução da base instalada dirigida por usuários que diversificaram seu potfólio de dispositivo", afirmou, em nota, Mikako Kitagawa, analista da Gartner, acrescentando que "a substituição da base instalada de PCs por tablets atingiu seu pico em 2013 e na primeira metade de 2014".

De acordo com o analista, o crescimento não é homogêneo em todo o mundo. Enquanto Estados Unidos e Europa compraram mais computadores, países emergentes ainda são palco de baixo desempenhos para os PCs, dada a "forte afinidade pelos smartphones e tablets", "enquanto os PCs são uma prioridade baixa", afirma Kitagawa.

Como os dados são preliminares e devem mudar, a Gartner não divulgou o valor consolidado para o ano. Na conta, a consultoria computa desktops, notebooks e tablets que rodem Windows.

A Lenovo continua líder do setor. Vende 19,4% dos PCs comercializados no mundo. A chinesa é seguida pela norte-americana HP, que vende 18,8% das unidades no mundo. A diferença entre uma fabricante e outra diminui de um ano para outro -era de 2,1 pontos percentuais. A Dell também avançou e possui fatia de 12,7% das vendas -era de 11,8% um ano antes.

vss
vss