Tradução de voz em tempo real deve chegar ao Google Translate em breve

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

Permitir que duas pessoas conversem entre si em idiomas diferentes é a missão que a Microsoft assumiu ao anunciar o Skype Translator. Mas, aparentemente, a companhia não está sozinha: segundo o New York Times, o Google também está trabalhando em uma tecnologia de tradução de voz em tempo real.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzAxL2dvb2dsZV90cmFkdXRvcl9hbmRyb2lkLTcwMHgzOTMuanBn

A funcionalidade fará parte de uma atualização do Google Tradutor (Google Translate) que virá em um futuro próximo, de acordo com o jornal, começando pelo aplicativo do serviço para Android.

Se funcionar como o esperado, a ferramenta será capaz de "ouvir" uma conversa, convertê-la em texto, fazer a tradução deste e, finalmente, disponibilizar o resultado, tudo em questão de segundos.

Se você abrir o Google Tradutor em seu smartphone agora, verá que o app já faz captura de voz para tradução. Mas o funcionamento é bastante limitado: não há detecção automática de idioma e, não raramente, o resultado apresenta erros ou não é contextualizado.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzAxL2dvb2dlX3RyYWR1dG9yLTcwMHg0MTIuanBn

Realizar tradução é um desafio dos grandes, de fato. Variações de sotaques e expressões regionais podem interferir no processo, por exemplo. Mas a nova versão promete ser mais esperta, detectando o idioma falado e aprendendo conforme o uso. Isso significa que os erros de agora ajudarão a "lapidar" o serviço. Tomara.

Quando a tecnologia atingir um nível considerável de sofisticação, é possível que o Google a leve para o Hangouts e crie, então, um rival para o Skype Translator. Mas, atualmente, a prioridade é mesmo o Google Tradutor.

Além de tradução de voz, a nova versão do serviço será capaz de traduzir texto presente em imagens. Já adiantamos aqui como o recurso funcionará: se você estiver na Inglaterra, por exemplo, bastará apontar a câmera do smartphone para uma placa e o aplicativo fará a tradução do que está escrito ali de inglês para português (ou qualquer outra combinação de idiomas).

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzEyL2dvb2dsZV90cmFuc3RhdG9yX2Z1dHVyZS03MDB4NDAxLmpwZw==

O Google Tradutor já consegue realizar esta tarefa, mas, novamente, de maneira limitada: o usuário deve tirar uma foto e só então o app a analisará para reconhecer o texto. Com a atualização, este processo será executado praticamente em tempo real, tal como já o faz o Bing Translator para Windows Phone.

Exatamente quando teremos acesso a estas novidades, ninguém sabe, mas não deve mesmo demorar muito. O Google já percorreu boa parte do caminho: o New York Times dá a entender que a tradução de voz já funciona relativamente bem e, no caso de imagens, a tecnologia é herança do Word Lens Translator, serviço adquirido pelo Google em maio de 2014.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,