Esta foto da galáxia de Andrômeda mostra claramente 100 milhões de estrelas

#Notícia Publicado por DANILOFELIX.sg, em .

IMAGEaHR0cDovL2kua2luamEtaW1nLmNvbS9nYXdrZXItbWVkaWEvaW1hZ2UvdXBsb2FkL3Rfb3JpZ2luYWwvYXdhY3Fwb2thZmt3eHBpcDF2cncuanBn

(clique na foto para ver mais detalhes)

O ano de 2015 será especial para o Hubble: em abril o telescópio espacial completa 25 anos de funcionamento. E logo nos primeiros dias de janeiro uma foto tirada pelo instrumento já deixou bem claro que depois de todo este tempo ele continua revolucionando a astronomia. A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta segunda-feira (5/1) a maior imagem já captada pelo Hubble, e o objeto retratado é nada menos do que a belíssima galáxia de Andrômeda, ou M31.

Para se ter uma ideia da resolução do registro, se alguém quiser contemplá-lo em suas dimensões máximas, teria que colocar 600 televisões HD lado a lado. O arquivo original de 1,5 bilhões de pixels disponibilizado para download tem 4,3 GB. O único jeito de poder admirar decentemente os detalhes de uma foto assim tão grande é através de uma ferramenta de zoom, que pode ser encontrada no site do telescópio. A imagem pode parecer granulada, mas isto não é uma falha - cada pequeno grão representa uma estrela diferente. O equipamento Advanced Câmera for Surveys (Câmera Avançada para Pesquisas) foi capaz de chegar a esta resolução pois capturou diversos comprimentos de onda, que iam desde o ultravioleta próximo, passando pela luz visível e indo até o infravermelho próximo.

A técnica possibilitou retratar mais de 100 milhões de estrelas localizadas à direita do centro galáctico, que se estendem por um disco que mede cerca de 40 mil anos luz. Andrômeda é a galáxia mais próxima de nós, a uma distância de 2,5 milhões de anos luz da Terra. Os astrônomos estimam que ali estejam localizadas um trilhão de estrelas, o dobro do que abriga a Via Láctea. A fotografia, além de poder render um belo pôster, também permitirá aos pesquisadores comparar a luz destas estrelas com as de galáxias semelhantes à Andrômeda, só que bem mais distantes, para assim compreendê-las melhor.

Dannilo
Dannilo #DANILOFELIX.sg

Fuck yeee...!

, No mundo dos sonhos
Publicações em Destaque