80% do tráfego da deep web é gerado por sites de pedofilia, diz estudo

#Artigo Publicado por wesleyguimaraes111, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE1LzAxL3RodW1icy90aHVtYi02NzA3Mi1jb21wdXRhZG9yLXJlc2l6ZWQuanBn

Mais de 80% do tráfego da deep web é gerado por visitas em sites de pedofilia, de acordo com um estudo sobre a rede Tor feito pela Universidade de Portsmouth, na Inglaterra.

O pesquisador Gareth Owen analisou durante seis meses o tráfego de sites que utilizavam a tecnologia da redeTor para esconderem seus endereços de IP. O objetivo era descobrir quais eram as páginas que geravam mais tráfego na deep web.

De acordo com os resultados apresentados durante o Chaos Computer Congress, na Alemanha, Owen concluiu que apesar dos sites com material de pedofilia representarem apenas 2% das quase 45 mil páginas que usam a tecnologia da rede para se esconder, elas respondem por 83% do tráfego da rede Tor.

Owen deixa claro que os usuários da rede Tor não passam 84% do tempo vistando sites de pedofilia.

O estudo se restringiu aos sites que usavam a tecnologia da Tor para se esconder e não diz respeito aos habitos dos usuários que buscam o anonimato garantido pela rede.

A pesquisa também descobriu que menos de um sexto dos sites que estavam online em março, quando a pesquisa começou, ainda estavam no ar em setembro, quando ela terminou, o que sugere que esses sites tem curto período de vida.

Owen também afirmou que sites relacionados a venda de drogas, como a Silk Road e o Agora, respondem por 24% dos sites da Tor, mas geram apenas 5% do tráfego. Sites de vazamento de arquivos, como o SecureDrop e o Globaleaks, são 5% das páginas, mas geram menos de 0,1% das visitas.

Em comunicado, a rede Tor questionou a validade da pesquisa, afirmando que os números podem incluir visitas feitas por polícias e grupos anti-abuso, além ataques de hackers que tentam derrubar essas páginas, por meio de ataques de negação de serviço.

Roger Dingledine, diretor-executivo da Tor, ressaltou que sites que se escondem nos servidores da rede respondem apenas por 2% do tráfego total da tecnologia de anonimato disponibilizada.

O próprio pesquisador chefe do estudo também afirmou que os resultados de sua pesquisa devem ser abordados com cautela. "Não sabemos as causas da contagem alta no tráfego e não podemos dizer com certeza que ele é gerado por humanos", afirmou Gareth Owen.

Mesmo assim, o estudo levanta novas questões para a rede Tor sobre como ela poderia tirar do ar sites com conteúdo pedofilico e identificar seus proprietários.

Wesley
Wesley #wesleyguimaraes111

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

, Pinhais
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque