Cientistas alertam: Terra se prepara para inverter a polaridade de seu campo magnético, e suas consequências

#Notícia Publicado por RAFAEL.bnfs, em .

IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1zQWt2LXM0X3piYy9VOEhFQ1psOFVzSS9BQUFBQUFBQUctQS9vSWh5eDlEVUtVby9zNjQwL0NpZW50aXN0YXMrY29uZmlybWFtK211ZGFuJUMzJUE3YXMrbm8rY2FtcG8rbWFnbiVDMyVBOXRpY28rZGErVGVycmErZStubytwb2xvK25vcnRlK21hZ24lQzMlQTl0aWNvLmpwZw==

Novos estudos afirmam que o campo magnético da Terra, essencial para reduzir os impactos da radiação solar, está perdendo, aos poucos, sua estabilidade. A verdade é que os polos magnéticos trocaram de posições em inúmeras ocasiões ao longo da história terrestre e o farão muitas vezes mais.

O campo magnético da Terra possui dois polos (norte e sul) que não são estáticos e cujas variações se deslocam até 16 km por ano. Dessa forma, o campo magnético nunca está em um único lugar e os polos se invertem, aproximadamente, a cada 450 mil anos. De acordo com o trabalho de uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, a última inversão dos polos ocorreu há 781 mil anos.

Hoje, a Terra parece estar se movendo em direção à sua próxima inversão, o que poderia estar obedecendo ao fato de o seu núcleo interior crescer cada vez mais, obstruindo o núcleo externo, o que, por fim, acabaria debilitando o campo magnético do planeta.

Um campo magnético fraco ou instável poderá ser uma evidência clara de que a inversão dos polos terrestres está para acontecer. As consequências da mudança no magnetismo da Terra afetariam diretamente as infraestruturas elétricas e instrumentos de navegação globais, assim como a orientação da fauna silvestre, como aves e baleias, que utilizam o campo magnético para se situarem.

Os cientistas estão preocupados com a possibilidade de, durante o processo de inversão dos polos, o campo magnético se enfraquecer excessivamente, ou, até mesmo, desaparecer, mesmo que por um curto período. Isto faria que, imediatamente, desaparecesse a única proteção que a Terra possui - e também seus habitantes - para se defender da radiação solar.

rafael.bnfs
rafael.bnfs #RAFAEL.bnfs
, Altônia , Paraná , Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque