Dois dos arquitetos do Xbox One revalaram mais detalhes de seu SoC na famosa associação tecnológica IEEE.
Em uma publicação realizada por John Sell e Patrick O'Connor, integrantes da Microsoft e arquitetos por trás do Xbox One, no IEEE (Institute of Electrical and Electronis Engineers), a associação tecnológica mais famosa do mundo , foi revelado mais detalhes sobre o SoC (System on o Chip) do Xbox One.
Esquema 1
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Um deles é a estrutura do GPU que está dentro do console, que, ao contrário de qualquer GPU conhecida até agora, é dividido em dois "contextos gráficos independentes" ou hilos de procesamiento o doble pipeline:
Isso não pode ser usado até o lançamento do DirectX 12,o DirectX 11 não suporta instruções de trabalho paralelas por hardware, que já disse Brad Wardell, diretor executivo da Stardock, em um artigo sobre DirectX 12 publicado na web Neowin.net . Notavelmente Wardel Stardock revelou que planeja lançar em 2015 de 4-6 novos jogos, 2 dos quais são AAA e inclusive alguns usaram o DirectX 12.
O Xbox One será o que mais se beneficiará: isto lhe dará basicamento a cada possuidor de uma Xbox One com DirectX 12 o dobro do rendimento
Como podemos ver no seguinte esquema: cada contexto contem 1 Graphics Commands Processor, 1 Compute Comand Processor, 1 Geometry Primitive Engine, 6 Compute Units e parace que são 2 Render Backend
Esquema 2
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Atualmente não existe nenhuma GPU no mercado que incorpore contextos de gráficos independentes, se espera que as proximas APUs da AMD , chamadas Carrizo , e que tem lançamento previsto para 2015 também incorpore algo igual ou similar, segundo AMD estas nuevas APU teram uma alta compatibilidade com DirectX 12
Merece se lembrar um rumorQue apareceu em 2012 na VG247 Na qual se dizia que o Xbox One , conhecida como Xbox 720 naquele momentos, levaria GPU de uma forma nunca antes vista
Em uma configuração de PC típica, os dois chips se turnam para desenhar as linhas do mesmo objeto, mas na nova consola da Microsoft , as unidades gráficas trabalham independente para desenhar objetos separados simultâneamente
Isto coincide perfeitamento com o explicado no documento publicado na IEEE
O pico de ancho da banda DRAM é de 68 GB por segundo. A da ESRAM está entre 109 e 204 GB por segundo, dependendo das mescla da transmissão ( se lê e escreve ao mesmo tempo não). O pico total está sobre 200 GB por segundo
Esquema 3
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Tambem foi falado dos processadores e funções independentes da GPU , nas quais podemos ver na cor verda claro no esquema 3 , estam apoiando tanto a CPU quando a GGPU liberando alguns trabalhos.
O famoso processador de audio da Xbox One , o SHAPE , também foi mostrando no documento, e revelam que para igualar sua capacidade de processamento necessitaria dois núcleos da CPU.