Meteorito de Marte pode conter evidências de vida extraterrestre

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE0LzEyL3RodW1icy90aHVtYi0zMjg5Ni10aXNzaW50LXJlc2l6ZWQuanBn

O meteorito Tissint, que pousou no deserto de Guelmim-Es Semara, no Marrocos, em 18 de julho de 2011, possuía evidências de vida extraterrestre. As informações são do CNET.

O Tissint foi lançado da superfície de Marte por conta de uma colisão de asteroides cerca de 700 mil anos atrás. A pedra de cerca de 11 kg mostrava evidências de água: estava cheia de pequenas fissuras nas quais havia material depositado na água.

Este material, na análise, acabou por ser um composto de carbono orgânico de origem biológica. Ele não é o único meteorito em que foi encontrado o carbono orgânico, mas o debate sempre foi centrado no fato de o carbono ter sido depositado antes ou depois de o meteorito em questão cair na Terra - se é terrestre ou de origem extraterrestre.

IMAGEaHR0cDovL2ZpbGVzLmFib3ZldG9wc2VjcmV0LmNvbS9maWxlcy9pbWcveGU1NDdmNDM0NC5qcGc=

De acordo com um estudo feito por pesquisadores que estudaram as fissuras de Tissint, o carbono orgânico não é do planeta Terra. Segundo eles, existem vários pontos de elementos que provam isso. Primeiramente, houve um tempo relativamente curto entre o momento em que observaram o meteorito cair na Terra e quando ele foi recolhido. O outro ponto é que as fissuras microscópicas na rocha teriam de ter sido produzida por um calor repentino elevado - tais como, por exemplo, o calor da entrada na atmosfera. Este choque e as temperaturas necessárias para abrir as fissuras não poderiam ter vindo do deserto marroquino.

Outra evidência é que alguns dos grãos de carbono dentro do Tissint tinham endurecido e virado diamantes. Não há condições conhecidas sob as quais isso poderia ter ocorrido na superfície do deserto marroquino - e certamente não no tempo que levou entre a queda e a descoberta do meteorito.

Por fim, o carbono contém uma elevada quantidade de deutério, hidrogênio pesado que contém um próton e um nêutron em seu núcleo - coerente com a composição geológica de Marte. "Essa enorme concentração de deutério é a típica 'impressão digital' de rochas marcianas, como já descobrimos em medições anteriores" disse o Professor Ahmed El Goresy, da Universidade de Bayreuth, na Alemanha, e coautor do estudo.

IMAGEaHR0cDovL2ZpbGVzLmFib3ZldG9wc2VjcmV0LmNvbS9maWxlcy9pbWcvcm81NDdmM2QzNS5qcGc=

No entanto, de acordo com Yangting Lin, autor sênior do estudo e professor do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências em Pequim, seria um erro já considerar as evidências conclusivas. "Nós não podemos e não queremos excluir totalmente a possibilidade de que o carbono orgânico dentro do Tissint pode ser de origem abiótica", escreveu Lin, que quis dizer que o carbono poderia ser físico na origem - desprovido de vida - e não orgânico.

"É possível que o carbono orgânico tenha sido originado a partir dos impactos de meteoritos condritos carbonáceos. No entanto, não é fácil conceber por qual processo o carbono poderia ter sido seletivamente extraído do impacto dos condritos carbonáceos, seletivamente removido do solo e depois impregnado nas veias extremamente finas da rocha", afirmou Lin.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque