Conheça "Esperança" um poema em forma de jogo e é brasileiro

#Notícia Publicado por DoctorWho_nsm, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9lc3BlcmFuY2FnYW1lLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxNC8wNy9mYXNlMS1pbnRyby5wbmc=

No último SBGames fomos apresentados a Esperança, um jogo brasileiro que transborda poesia em um conto de fadas com visual incrível.

Assim como Child of Light, a trama do game é apresentada em forma de poema, narrada aqui pela artista plastica Andreza Nazareth, que deu um toque mágico ao game e ilustrada com efeitos de perspectiva forçada e em algumas cenas efeitos de papelão que lembram Little Big Planet ou Paper Mario, o que permite a imersão do jogador na história de Esperança, a protagonista do jogo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9lc3BlcmFuY2FnYW1lLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxNC8wNy9wZXJzcGVjdGl2YTEucG5n

O foco do jogo é a simplicidade na criação de um belíssimo conto de fadas. Não foram usadas texturas ou modelos com zilhões de polígonos, muito pelo contrário o game foi feito sobre modelos simples utilizando as técnicas de low-poly (baixa contagem de polígonos) e trabalhos de coloração e shaders, possibilitando enriquecer as cenas com vários modelos, iluminação, efeitos de pós-processamento de câmera, animação e áudio sem perder a qualidade.

A história

Foram liberados dois vídeos no SBGames, no primeiro temos um pouco da história do jogo na cutscence de introdução. A introdução conta como dois reinos entraram em conflito e acabaram devastados pela guerra. A protagonista Esperança deve agora vagar pelos reinos em uma aventura de ares épicos, em um reino onde construções e corações foram arrasados pela guerra, no papel de unica esperança de salvação dos dois reinos devastados e divididos.

Confira o vídeo da introdução:

UWJmQ0IzYnFLNEE=

O jogo é dividido em 6 fases (da Cidade do Sul ao Reino Cristalino e finalmente De Volta para Casa) e a maior parte dos estágios possui narrativa em atos. Cada fase tem cerca de 1 km de comprimento, com duração aproximada de 5 min para completá-las, cerca de de 40 min de jogo em speed rush.

Um jogo em construção do PUC-Minas

O jogo foi feito por estudantes da PUC-Minas que atualmente é a única universidade do país a ter um curso em jogos digitais com a nota máxima no MEC, além de ter recebido prêmios por jogos como Solidão e Wells nos últimos simpósios brasileiros de games e o prêmio da Unity como 4º melhor curso no mundo usando Unity Mobile Android.

O jogo foi orientado pelos professores Marcelo Nery e Daniel Lima e realizado pelos estudantes Pedro Henrique Lima e Thomaz Nardelli (modelagem) e Victor Albernor (programação) além dos próprios professores que tambem colocaram a mão na massa no design, programação, modelagem e level design.

Esta tarde tive um bate papo agradável com o professor Nery e segundo ele o jogo foi feito em apenas um mes pelo grupo de estudantes. Infelizmente não há previsão de transformar Esperança em um jogo comercial, mas ele o jogo será lapidado e se o resultado agradar será inscrito em festivais de jogos independentes (brasileiros e internacionais) e a porta está sempre aberta caso a recepção do jogo seja boa.

Falamos bastante e não apresentamos o gameplay do jogo, então confiram ai:

cDJIQktXTThMZ3M=

DoctorWho_nsm
DoctorWho_nsm
, brasilia