Engenheiro da Microsoft simula telecinese usando o Kinect

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

A telecinese não existe, por mais que a ficção se esforce para que ela se pareça com um conceito plausível. No entanto, de vez em quando surgem alguns projetos tecnológicos que se assemelham um pouco à ideia de conseguir mover objetos sem precisar encostar neles. É aí que entra Mike Taulty, que consegue movimentar uma bolinha e simular "poderes mágicos" com um Kinect.

Veja como funciona no video abaixo (a parte mais interessante começa a partir de 1:45 do vídeo):

QWtSVDA0UzdGeDg=

Para realizar este feito, Taulty, que é um engenheiro da Microsoft, utilizou uma bolinha Sphero, que, na verdade é um brinquedo robótico criado por uma empresa chamada Orbotix. Ela tem sensores que permitem que ela seja controlada por meio de um smartphone ou tablet via Bluetooth.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL0lmRVp2b08uanBn

Com isso, faltou apenas fazer a adaptação para o Kinect. Ele utilizou a versão do sensor para Windows e criou um aplicativo que roda no seu laptop. Este programa reconhece os gestos e os transforma em comandos para a bolinha Sphero, que se move sem a necessidade de qualquer tipo de toque. Não é de se duvidar que algum dia isso vá parar em algum show de mágicas, ou apresentações com o objetivo de fascinar pessoas de um modo geral.

Taulty diz que para alcançar seu objetivo, ele precisou apenas de algumas linhas de código em JavaScript. Em pouco tempo, a bolinha já respondia ao movimento do seus braços. Basta mover o braço esquerdo para fazer a bola girar em seu próprio eixo e o braço direito para haver o deslocamento horizontal.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque