Carl Ledbetter, responsável pelo design da Xbox One, revelou que durante a criação do console foram feitos mais de 200 protótipos de controle num período de três anos.
Segundo ele, cerca de 1100 pessoas passaram 500 horas a fazer testes com os protótipos.
"Ninguém diz nada sobre as pequenas coisas do hardware," disse ele em entrevista com o MCV. "Se alguém estiver usando o controle e passados 30 minutos diz 'as minhas mão estão a começar a doer', então isso é um fracasso. Mas se passados 30 minutos o jogador só estiver pensando no jogo, então estamos fazendo um bom trabalho".
LedBetter comparou o trabalho que tiveram com o controle e o console com a fabricação de um carro esportivo de luxo, "é como se abrisse a porta e sentisse que o puxador é um bocado estranho".
Ele referiu também que a companhia aprendeu com os erros do passado. "Um exemplo de algo que fizemos mal foi o primeiro controle do Xbox. Funcionava, mas não tinha o tamanho apropriado para as pessoas."