Hackers podem roubar dados de PCs mesmo que não estejam online

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL2N5YmVyLmJndS5hYy5pbC9zaXRlcy9kZWZhdWx0L2ZpbGVzL3N0eWxlcy9hcnRpY2xlX2Z1bGxfaW1hZ2UvcHVibGljL2ZpZWxkL2ltYWdlL2FpcmhvcHBlci5wbmc=

Quando os governos, serviços públicos e as empresas precisam proteger seus dados mais sensíveis, eles criam o que é chamado de uma rede air-gap.

O que é uma rede air-gap?

Trata-se do armazenamento de informações em computadores que nunca estão ligados à Internet, um método extremo de isolamento projetado para evitar qualquer chance de vazamento de dados.

Redes air-gap já foram consideradas a "bala mágica" para proteger dados, mas pesquisadores da Ben-Gurion University, em Israel, encontraram uma maneira de comprometer essas máquinas.

Uma vez que um computador está infectado com um tipo específico de vírus, hackers podem enganar esses PCs na transmissão de informações que podem ser recuperadas de forma sem fio a partir de um telefone móvel localizado fora do ambiente.

A tecnologia não será utilizada para roubar algo tão inócuo como sua senha do Gmail. Isto é algo como uma "Missão Impossível" que uma quadrilha de ciber-espionagem ou de hackers patrocinados pelo governo poderão usar para acessar segredos extremamente valiosos.

Mk96VFdpR2wxck0=

  1. "O cenário é que você vá a um lugar seguro e deixe seu telefone celular na entrada", disse Dudu Mimran, diretor de tecnologia do laboratório de segurança cibernética da Ben-Gurion.
  1. "O vírus enviará os dados para o seu telefone".

Os pesquisadores estão atualmente trabalhando em maneiras de mitigar os efeitos de tal violação. Eles dizem que terão que encontrar uma maneira de proteger contra ataques com recintos de metal especial ou construir paredes grossas o suficiente para embaralhar as frequências de rádio e de bloquear a transmissão.

Mesmo com paredes finas como papel, o ataque não seria simples. Antes que se possa desviar os dados, seria preciso uma forma de introduzir vírus no computador. Isso provavelmente envolveria uma pessoa com acesso físico ao hardware para, consciente ou inconscientemente, conectar um pendrive infectado.

E como é realizado essa transmissão de dados roubados?

O malware pode reprogramar a placa gráfica do PC para transmitir sinais ao longo do cabo de vídeo que pode ser captado por um dispositivo móvel nas proximidades. Os sinais são enviados através de uma freqüência de rádio FM, que muitos telefones modernos são capazes de receber.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,