Ativar a criptografia de dados no seu Android pode não ser uma boa ideia

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

O Android 5.0 Lollipop possui uma série de melhorias de segurança; uma delas é o fato da criptografia de dados, suportada desde o Android 3.0 Honeycomb, vir ativada por padrão nos novos dispositivos. Por um lado, isso é bom: caso seu aparelho seja roubado, será difícil alguém mal-intencionado ter acesso aos seus dados particulares. Por outro lado, isso afeta o desempenho - e a queda de performance está maior que o desejável, de acordo com os benchmarks.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzExL0FuZHJvaWQtNS4wLUxvbGxpcG9wLTcwMHgzOTQuanBn

O AnandTech comparou o desempenho do Nexus 6 com criptografia ativada e desativada usando o aplicativo AndEBench, que faz operações de leitura e escrita na memória flash do aparelho. A queda de desempenho é muito significativa, principalmente no teste de leitura sequencial: ao ativar a criptografia, a velocidade passou de 131,65 MB/s para 25,36 MB/s, uma diferença de 80,7%.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzExL2FuYW5kdGVjaC1uZXh1cy02LWNyaXB0b2dyYWZpYS5qcGc=

A redução de performance nos outros testes também ficou acima do desejável: com a criptografia de dados ativada, o Nexus 6 perdeu 50,5% em operações aleatórias de escrita e 62,9% em operações aleatórias de leitura - nesse último caso, o Nexus 6 conseguiu um desempenho pior que o Nexus 5. E isso é péssimo, porque, como já temos processadores muito potentes, um dos principais gargalos passa a ser o armazenamento (quem mudou de HD para SSD sabe como é).

Outro problema da novidade do Android é que não adianta o Google ativar a criptografia por padrão se o usuário não proteger seu smartphone ou tablet com senha: os dados ficam protegidos, mas é possível acessá-los facilmente apenas ligando o dispositivo. Para o AnandTech, "embora seja sempre bom melhorar a segurança de sua plataforma, a solução atual resulta em um golpe inaceitável para o desempenho".

IMAGEaHR0cDovL21vYmlsZXhwZXJ0LmNvbS5ici9wdWJsaWMvbWF0ZXJpYXMvOTg2Ni9iYW5uZXIvZ3JkLmpwZw==

Quem já possui um Android com criptografia desativada e faz a atualização para o Lollipop não deverá ter problemas de desempenho, já que o recurso é ativado por padrão somente nos novos dispositivos com Android 5.0 de fábrica, como o Nexus 6. Para quem comprou um Nexus 6 e quer desligar a proteção, o sempre eficiente pessoal do XDA Developers publicou um tutorial explicando como fazer isso.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,