Tecnologia de empresa alemã converte água em combustível

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE0LzExL3RodW1icy90aHVtYi0zMjc2OC1wb3dlci10by1saXF1aWQtcmVzaXplZC5qcGc=

Uma pequena companhia alemã inaugurou na semana passada uma usina que pode revolucionar a indústria de energia. Trata-se da GmbH, planta criada pela Sunfire que usa tecnologias verdes para transformar água em combustíveis como diesel e querosene.

A técnica "recicla" o dióxido de carbono e pode ser uma alternativa sustentável para a produção sintética de derivados do petróleo.

Segundo a companhia, o processo fabril consiste em três passos. Com o uso de células eletrolisadoras de óxido sólido, transforma-se a energia elétrica (gerada por fontes limpas, como a eólica e solar) em energia química pela captura do hidrogênio do vapor d'água.

O hidrogênio é então usado para reduzir o dióxido de carbono (CO2) em monóxido de carbono (CO), que, com a adição de hidrogênio, é convertido em petróleo, diesel, querosene e outros produtos para a indústria química.

- Este processo reduz as emissões de CO2 e reduz nossa dependência ao petróleo - disse Johanna Wanka, ministra de Educação e Pesquisa durante a inauguração da usina, no último dia 14. - É uma oportunidade para protegermos o clima, economizar recursos e, ao mesmo tempo, promover novas tecnologias que podem gerar crescimento econômico.

A ministra destacou ainda o fato de o produto gerado pela usina pode ser usado de forma pura, ou em misturas com os combustíveis convencionais, sem a necessidade de mudanças radicais, como no caso da energia elétrica.

- A infraestrutura existente como postos de combustíveis, dutos e motores podem continuar a serem usados sem modificação. Essa tecnologia cria um caminho para a mobilidade sustentável baseada em energias renováveis - destacou Johanna.

Publicidade

Apesar de estar em fase experimental, a usina - a primeira do tipo em todo o mundo - quer demonstrar a viabilidade econômica da tecnologia. A empresa não divulgou o valor investido, mas informa que o chegou a "sete dígitos", sendo que o Ministério Federal de Educação e Pesquisa bancou a metade dos custos.

A capacidade instalada permite a "reciclagem" de 3,2 toneladas de dióxido de carbono por dia, com produção de um barril de combustível. A comercialização do produto ainda depende de regulação e novas pesquisas.

- A usina nos permite provar a viabilidade técnica de produção em escala industrial - disse Christian von Olshausen, diretor técnico da Sunfire. - Faltam apenas questões regulatórios para que os investidores tenham confiança suficiente, Se nós queremos autonomia energética no longo prazo, precisamos começar agora.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,