Brasil lidera ranking de ataque a sites governamentais

#Notícia Publicado por wesleyguimaraes111, em .

IMAGEaHR0cDovL3MucHNhZmUuY29tLmJyL2Jsb2cvcGFkcmFvLWltYWdlbnMtYmxvZyUyMGNvcHlfMjAxNC0xMS0xMy5qcGc=

O Brasil é o primeiro colocado de um ranking indigesto divulgado recentemente. Um relatório feito pela empresa de segurança de informação Cyveillance mostrou que o país tem o maior número de sites governamentais com a segurança comprometida e que fazem parte de uma rede de phishing.

Além do Brasil, quatro nações encabeçam a lista negativa: China, Colômbia, Turquia e Nepal.

O levantamento foi feito por meio de uma análise a mais de 72 mil URLs relacionadas ao governo de diferentes países, que são identificadas pelo domínio ".gov". A Cyveillance encontrou 195 servidores comprometidos, dos quais 26 pertencem ao Brasil.

A pesquisa vai além e mostra que o estado brasileiro com o maior número de servidores comprometidos é o Mato Grosso, com 8 URLs. O segundo lugar é ocupado por Santa Catarina, que possui 6 deles, sendo três pertencentes à Câmara de Vereadores de um mesmo município.

No Brasil, os motivos dos ataques são variados. Em 2013, durante a onda de grandes protestos, os sites de órgãos públicos sofreram com constantes invasões a sistemas. Os grupos atuam com base em interesses específicos, derrubando sites e divulgando dados pessoais de políticos.

Os domínios brasileiros comprometidos pertencem a esferas diferentes do governo. Três deles são de órgãos subordinados ao governo do estado, seis deles a Câmaras de Vereadores e 12 a prefeituras ou órgãos subordinados a elas. Cinco endereços estavam inativos e a esfera a qual pertencem não pode ser confirmada.

Wesley
Wesley #wesleyguimaraes111

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

, Pinhais