Mais de 90% das cópias de Aritana foram pirateadas, diz criador do jogo

#Notícia Publicado por DoctorWho_nsm, em .

IMAGEaHR0cDovL292ZXJsb2Fkci5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMTAvQXJpdGFuYS02LTc1MHg0MDAuanBn

Em sua palestra na SBGames 2014, nesta quarta-feira (12), em Porto Alegre, o paulistano Pérsis Duaik, um dos criadores de Aritana e a Pena de Harpia, falou das dificuldades enfrentadas pela equipe para vender o jogo, lançado em maio. Segundo Duaik, 93% das cópias do jogo foram pirateadas, estimativa feita com a versão digital do jogo, lançada no Steam.

Apesar disso, Duaik afirma que o investimento de aproximadamente R$ 5 mil em seu estande da BGS 2014, no Pavilhão Indie, rendeu à equipe um valor de divulgação equivalente à R$ 270 mil (o valor não é o lucro, mas sim ao custo que seria gasto caso fossem fazer propaganda nos meios de comunicação que repercutiram a participação do jogo), uma vez que, além do sucesso do jogo na feira, grandes veículos da mídia deram atenção ao jogo. Já no evento X5, ele afirma que foram vendidas apenas duas cópias do jogo - o que, segundo ele, reflete a diferença de público e foco dos eventos e a necessidade dos desenvolvedores de identificar o público-alvo de seu jogo.

Entenda como foi calculada a pirataria

Segundo o desenvolvedor Ricardo Duaik, dentro do jogo tem instalado a API da Steam que tem uma segurança própria. Algum usuário conseguiu burlar essa DRM do Steam e jogar o jogo talvez em modo offline - e distribuir a versão pirata. Mas mesmo assim o jogo continua gerando dados básicos como qualquer jogo atual. Aritana guarda na nuvem número de mortes, locais que os jogadores mais morreram entre outras informações de gameplay.

Com algumas contas é possível ver um número grande de dados fora da curva normal de Número de Vendas e Média de Mortes. Não é extremamente preciso, mas dá uma boa média do número de pessoas que estão jogando o jogo e o número que compraram.

Eles não tem o número de usuários ou quem pirateou, mas apenas uma conta simples dentro das estatísticas que o próprio Steam levanta normalmente. Segundo o desenvolvedor há o registro de um usuário que passou cerca de 100 mil vezes no primeiro chekpoint (o mais fácil do jogo), esse resultado permite boas estimativas da pirataria

Ricardo Duaik disse que, apesar do lançamento de Aritana no Steam, das críticas positivas e dos prêmios recebidos, a equipe falhou ao focar o lançamento do jogo no Brasil, não ter planejado com antecedência sua divulgação e nem ter identificado adequadamente o público-alvo do jogo - um aprendizado que será levado para o próximo projeto da equipe.

Aritana e a Pena de Harpia concorre à quatro prêmios no Festival de jogos da SB Games 2014: Melhor jogo de PC, Melhor música/som, Melhor Arte e Melhor tecnologia.

MENPQWR1cnNVZGc=

O game está a venda no Steam, Splitplay e nas lojas físicas (Americanas, Saraiva, etc)

DoctorWho_nsm
DoctorWho_nsm
, brasilia
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque