Novo malware para iOS é descoberto

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE0LzExL3RodW1icy90aHVtYi0xNjAtaW9zLXJlc2l6ZWQuanBn

Um relatório da empresa de segurança de rede Palo Alto Networks afirma que seus pesquisadores descobriram um vírus para iOS chamado Wirelurker.

Segundo a empresa, o malware, que já teria afetado centenas de milhares de usuários, está se espalhando por aplicativos para OS X (sistema operacional dos computadores da Apple) vendidos por app store chinesa independente.

Assim que o computador é infectado, o Wirelurker passa para os dispostivos iOS quando eles são sincronizados pelo USB, reescrevendo programas no aparelhos móveis por meio da substituição de arquivos binários.

Quando o vírus ganha acesso ao iPhone ou iPad, o programa carrega um aplicativo de histórias em quadrinhos, aparentemente inofensivo.

Mas os pesquisadores da Palo Alto acreditam que esse é apenas um cavalo-de-tróia dos criadores do vírus, antes de criarem aplicações futuras que roubariam dados dos usuários do telefone.

Em telefones que sofreram jailbreak (processo que permite que o iOS execute apps não-autorizados pela Apple), o Wirelurker já consegue guardar informações de pagamento de dois apps da Alibaba, de leilões e pagamento.

O malware, apesar das limitações, representa a primeira grande ameaça para a segurança do iOS, segundo a Palo Alto. "Ele está sob ativo desenvolvimento e o objetivo final de seus criadores ainda não está claro", afirma o relatório.

A empresa desenvolveu um software que permite aos usuários testar se seus telefones ou computadores foram infectados.

Além disso, a Palo Alto recomenda que os usuários evitem baixar aplicativos de app stores que não sejam oficiais e usar carregadores USB de origem desconhecida.

Nota:Em 2009 havia sido descoberto o primeiro vírus exclusivo para iOS chamado Ikee,porém diferente deste vírus o Wirelurker não necessita do jailbreak instalado no iPhone.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque