Matthew Patrick's: Hackers poderiam iniciar o apocalipse

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3N1cGVybm92by5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDMvV2F0Y2gtRG9ncy5qcGc=

Mais e mais vemos que a tecnologia e derivados estão se integrando. Carros já possuem aparelhos wi-fi, a geladeira já possui um GUI que permite se conectar ao Facebook e até mesmo biquínis já possuem tecnologia wireless.

No entanto a fragilidade destes sistemas é ridícula, podendo ser exploradas em poucos minutos por hackers. Em uma pesquisa minuciosa com cerca de 3 meses realizada pelo o canal Game Theory. De acordo com o resultado sistemas operacionais utilizados para o transporte de água, geração de energia nuclear e similares são de 1982. Um bom exemplo ocorreu recentemente quando hackers destruiram 1000 repositorios de Uranio em Nestla, atrasando o projeto por dois anos.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL0FrZlY5dkEucG5n

De fato, é tão fácil que hackers como Barnaby Jack mostra que é possível hacker marca-passos a distancia e forçar o aparelho a induzir 840 volts diretamente no coração. E para piorar, não há como rastrear o hackear, fazendo com que a causa a morte nem seja sequer registrada. Atualmente acredita-se que haja 200,000 usuários de marca passo apenas nos EUA.

"Marca Passos não possuem nenhum firewall, sendo super. vulneráveis, se alguém quisesse poderia começar um genocídio em massa." afirma Barnaby

Um dos melhores exemplo deste fato foi a invasão de um worm chamado de agentbtz que invadiu os computadores de inteligência do governo dos EUA em 2008 e continua até hoje no sistema . A explicação para isso é simples, vinda diretamente dos melhores programadores que existem: "Worms velhos não são mortos, estes se adaptam e se tornam melhores."

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3EzOHM3bVoucG5n

Já outro vírus de computador similar causou uma pane no sistema de envio de petróleo pela Siberia, causando uma explosão que detonou com a força de 200.000 toneladas de dinamite, podendo ser vista do espaço.

Para piorar pesquisadores da ICB com ajuda de hackers conseguiram total controle de uma usina nuclear em menos de 1 semana e um dos comentários dos hackers: "Foi uma das penetrações mais faceís que eu já vi." E o sistema é o mesmo que utilizado no de envio d'água.

E infelizmente isto é um fato de que a cada dia se torna algo menos conhecidos. Diferentemente de setores privados o termo segurança virtual não é lá grande coisa, e as chances de algo dar errado aumentam. Basta com que alguém tenha a suficiente coragem.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo