Pesquisadores batem recorde de transmissão de dados: 255 Terabits por segundo

#Notícia Publicado por wesleyguimaraes111, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltYXN0ZXJzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wMS9pbnRlcm5ldDEtNjIweDM0OS5qcGc=

Pesquisadores da universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, e da universidade Central Florida informaram ter atingido um recorde de transmissão de dados utilizando um novo tipo de fibra: foram 255 [iurl=http://pt.wikipedia.org/wiki/Terabit]Terabits[/iurl] por segundo. O material permite 21 vezes mais banda do que o padrão usado por empresas de telefonia. O resultado da pesquisa foi publicado no jornal Nature Photonics.

Essa velocidade de transmissão de dados é um marco histórico. O recorde anterior era de um grupo de pesquisadores da Dinamarca que, em julho deste ano, atingiram 43 Terabits por segundo. O novo recorde supera em quase seis vezes o registro anterior.

O que os pesquisadores fizeram desta vez foi utilizar uma classe diferente de fibra para aumentar a capacidade de transmissão de dados para minimizar problemas de fluxo que acontecem na fibra óptica atualmente usada.

A nova fibra tem sete núcleos, ou seja, sete vezes mais do que a fibra óptica tem atualmente. Graças a duas dimensões ortogonais adicionais para a transmissão de dados, é como se houvessem carros passando por uma estrada com sete pistas. E mais: os veículos passariam um por cima do outro.

  1. "Esses incríveis resultados definitivamente dão a possibilidade de atingir a velocidade de transmissão de Petabits/s, que é o foco da Comissão Europeia nos próximos sete anos", afirmou Chigo Okonkwo, professor assistente de Comunicação Electro-óptica na universidade de Tecnologia de Eindhoven.

  1. "Com menos de 200 microns de diâmetro, esta fibra não precisa, visivelmente, de mais espaço do que as fibras convencionais."

Wesley
Wesley #wesleyguimaraes111

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

, Pinhais
Publicações em Destaque