Cientistas mostram como uma bala laser de Star Wars realmente é na vida real

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2kua2luamEtaW1nLmNvbS9nYXdrZXItbWVkaWEvaW1hZ2UvdXBsb2FkL3MtLUFfZzVvWmF4LS0vY19maXQsZmxfcHJvZ3Jlc3NpdmUscV84MCx3XzYzNi9ya3praXBiMWloOGtsYXU1cWdvei5qcGc=

Um unico tiro poderia vaporizar um bairro.

Diferente do Sci-Fi, balas laser viajam a velocidades rápidas demais para o olho humano enxergar. Mas com o que ela seria em slow motion? Graças a uma equipe de físicos da academia Polonesa de Ciência, nós temos evidencia em vídeo.

Um pulso laser destes dura apenas uma dúzia de femtosecundos (cerca de 000,000,000,1 segundos).

U05UWjdNWTJybDg=

Então para capturar em vídeo, teriamos que utilizar uma câmera que trabalhava a bilhões de frames por segundo. Claro, que essa câmera não existe. Mas para tornar isso possível, pesquisadores de outro instituto usaram um método para filmar estes lasers.

IMAGEaHR0cDovL2kua2luamEtaW1nLmNvbS9nYXdrZXItbWVkaWEvaW1hZ2UvdXBsb2FkL3MtLXdVOVJLTm9DLS0vY19maXQsZmxfcHJvZ3Jlc3NpdmUscV84MCx3XzYzNi94cnFkZDZ5aXpuNDY2ZGF4cDdxcC5naWY=

O laser do vídeo é na verdade feito de vários outros tiros de laser. Para capta-lo à câmera foi sincronizado ao pulso que fotograva a uma taxa de 10 vezes por segundo. Foi feito de tal maneira que a câmera foi capaz de captar os tiros com pouco delay.

Há outro problema em comparação com Star Wars. O laser é muito mais poderoso, tão forte a ponto de ionizar os átomos que encontrava transformando-os em plasma. Alías, um laser voando a essa velocidade iria mudar a cor de todo o ambiente para branco. Sua força era de cerca de 10 TeraWatts, o equivalente a energia liberada por 2000 toneladas de dinamite.

"Isso acontece pois a interação do pulso com Plasma gera luz de diversas ondas eletromagneticas." Explica o Pesquisador Yuriy Stepanenko.

Mas se ele é tão destrutivo, para que o usaríamos? Os pesquisadores acreditam que essa tecnologia pode ser usada para remover poluição da atmosfera em algum dia.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque