Mini roteador de 125 reais equipado com Tor garante anonimato total na web

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE0LzEwL3RodW1icy90aHVtYi02NTUzNi1hbm9uYWJveC1yZXNpemVkLmpwZw==

Na internet, todos estão suscetíveis a invasões de privacidade, seja por exposição em redes sociais ou através de ataques indesejados. Na esperança de mudar isso, uma equipe de desenvolvedores americanos está levantando fundos no site de financiamento coletivo Kickstarter para produzir um roteador que criptografa o tráfego do usuário e garante seu total anonimato na web.

Chamado Anonabox, o hardware custa 125 reais e se baseia no Tor, famoso software que direcionando a conexão do computador por uma rede labiríntica de servidores aleatórios espalhados pelo mundo. O problema é que para proteger outros tipos de conexão, o Tor exige configurações mais sensíveis. A ideia do Anonabox é tornar esse processo tão simples quanto colocar um preservativo portátil de hardware no seu cabo ethernet.

"Agora todos os seus programas, não importa o que você faça no seu computador, serão roteados através da rede Tor", disse em entrevista August Germar, especialista em TI que passou os últimos quatro anos desenvolvendo o Anonabox.

Ele disse que o aparelho foi construído não apenas com a intenção de facilitar o uso do Tor para os fãs ocidentais do software, mas para quem realmente necessita dele em regimes mais repressivos com o uso da internet. Ele ainda disse: "Foi importante para nós que fosse portátil e pequeno - algo que você pode facilmente ocultar ou mesmo jogar fora se você tiver que se livrar dele."

O Anonabox é tão portátil e pequeno, que daria para se colocar dois deles em um maço de cigarro. Outra característica do projeto é que o roteador atua através de "plug and play", ou seja, basta plugar um cabo de rede (Ethernet), ou conectá-lo a uma rede sem fio, e alimentá-lo por meio de um cabo micro USB que o Anonabox funcionará automaticamente.

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE0LzEwL3RodW1icy8xMDAwMDAtYW5vbmFib3guanBn

O projeto pode não ser o primeiro a tentar integrar o Tor diretamente a um roteador, mas Germar argumentou que o sucesso poderá ser atingido pelo baixo custo do produto, fácil configuração, tamanho e segurança.

Outros projetos similares que implantaram o Tor dentro de seus hardwares, como o Torouter e o PORTAL, por exemplo, exigem que o usuário substitua o software em um roteador já existente. Outro projeto, chamado OnionPi está projetado para ser construído de um kit (Raspberry Pi), e custa o dobro do valor do Anonabox.

Os autores do projeto tinham o intuito inicial de arrecadar 7.500 dólares para a fabricação das primeiras unidades do Anonabox, mas o sucesso da iniciativa foi tão grande que mesmo restando pouco menos de um mês para finalizar o prazo, eles já arrecadaram mais de 525.000 dólares esgotando-se as unidades iniciais. Atualmente, o produto pode ser comprado pelo Kickstarter.

X1h4Y0xUd1I4S3c=

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.