HAMR: Nova tecnologia permitirá HDDs de até 15TB

#Notícia Publicado por davidgbf, em .

IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9QL00vNDI3MzA2L29yaWdpbmFsL2hhcmQtZHJpdmVzLmpwZw==

A TDK recentemente falou sobre a mais nova tecnologia em HDDs (Hard Disk Drives) que suportará a Heat-Assisted Magnetic Recording (HAMR - Gravação Magnética Termicamente Assistida). HDDs baseados nessa tecnologia poderão chegar ao mercado no fim de 2015 ou início de 2016 e comportarão enormes volumes de dados, podendo chegar a 15TB.

HAMR é uma tecnologia que grava dados magneticamente em uma mídia de alta estabilidade e é auxiliada por um laser, que primeiramente aquece o material. Essa nova técnica se aproveita da alta estabilidade dos componentes magnéticos utilizados atualmente, como a liga de ferro-platina.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5mZ2FyY2lhc2FuY2hlei5lcy90aGVzaXNmZWxpcGUvaGFtci5naWY=

Esses materiais podem armazenar bits individuais em uma área muito menor sem serem limitados pelo efeito superparamagnetico, que limita a capacidade dos discos rígidos atuais. Isso é possível pelo aquecimento do material antes de se aplicarem as mudanças na orientação magnética do disco. Nenhum disco rígido usando HAMR está no mercado atualmente, mas um representante da TDK, que havia demonstrado as cabeças de leitura/escrita com suporte a HAMR, afirmou que a tecnologia pode aparecer em discos comerciais até o início de 2016. A maioria dos fabricantes de HDDs irá se juntar aos esforços, incluindo a própria TDK, a Seagate e a Western Digital.

Comparação entre a tecnologia atual e a nova, com HAMR:

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5naXptYWcuY29tL2hlcm8vc2VhZ2F0ZV9oYW1yLmpwZw==

David
David #davidgbf

PC WINS!

, Curitiba, Parana, Brasil
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,