App da Anatel mede a qualidade de sinal das operadoras

#Notícia Publicado por wesleyguimaraes111, em .

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou um aplicativo para análise da qualidade das operadoras de telefonia. O app Serviço Móvel já está disponível para download para Android e iOS.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vcnNFdjctSEk0UVJXaVJ2T2xubFE0VlB1U1k0PS9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE0LzEwLzE0L2FuYXRlbC1zZXJ2aWNvLW1vdmVsLWcxLmpwZw==

Com o aplicativo é possível consultar índices como ranking de dados e voz ou a quantidade de antenas (Estações Rádio Base - ERB) disponíveis na região. As medições são apresentadas por município.

Os rankings mostram, por exemplo, quais operadoras cumprem os índices mínimos de qualidade em chamadas de voz ou de acesso a dados. Isso é apresentado de maneira fácil com barrinhas coloridas.

Caso o nível mínimo seja alcançado, a barra aparece em verde. Barras amarelas ou vermelhas representam o descumprimento das normas estabelecidas pela Anatel.

Em uma análise do município de São Paulo, por exemplo, nenhuma das operadoras cumpre totalmente as exigências mínimas da Anatel para dados. O melhor desempenho de acesso à rede móvel fica para a Vivo, seguida da Claro. Em último lugar está a TIM. Mesmo assim, vale lembrar, nenhuma delas está com a barra verde.

O aplicativo também mostra para o consumidor uma análise temporal. Nesse gráfico é possível ver que a Claro, há alguns meses, cumpria as exigências da Anatel dentro da questão de acesso à rede de dados.

Nos últimos meses, no entanto, houve uma queda na qualidade do serviço da operadora, o que fez com que ele ficasse abaixo do patamar estabelecido pela agência. Esse gráfico pode ser acessado ao deixar o smartphone deitado.

Além de usar o GPS para mostrar a situação no município onde o usuário está também é possível escolher a cidade manualmente.

O aplicativo deve ser de grande ajuda para usuários que pensam em trocar de operadora ou que estão procurando uma operadora para outra cidade.

Os dados também podem ser consultados em uma [iurl=http://gatewaysiec.anatel.gov.br/mobileanatel/]versão para navegadores[/iurl]. As informações são atualizadas mensalmente pela Anatel. A versão para Android pode ser baixada [iurl=https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mais2x.anatelsm&hl=pt_BR]aqui[/iurl] e a versão para [iurl=https://itunes.apple.com/gb/app/anatel-servico-movel/id925083319?mt=8&ign-mpt=uo%3D2]iOS aqui.[/iurl]

Wesley
Wesley #wesleyguimaraes111

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

, Pinhais
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por DreadnaughtBR,
#Games, Por taffarelkupkovski,