Google anuncia sistema Android 5.0 Lollipop

#Notícia Publicado por vss, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE0LzEwL3RodW1icy90aHVtYi02NjU2MC1hbmRyb2lkbC1yZXNpemVkLmpwZw==

Após muitos rumores sobre os possíveis nomes para o Android L, o Google anunciou hoje (15) o nome da próxima versão da plataforma, bem como uma nova linha de dispositivos Nexus.

O novo sistema Android 5.0 Lollipop chegará embarcado em três novos dispositivos da família Nexus: o smartphone Nexus 6 (fabricado pela Motorola), o tablet Nexus 9 (da HTC) e um set-top box Nexus Player para streaming de media.

Novidades

As principais mudanças no Android Lollipop têm relação com melhorias visuais e mudanças na interface de usuário, as quais o Google chama de "Material Design".

A plataforma traz novas e mais fluídas animações, design mais minimalista e uma nova paleta de cores, menu multitarefas reformulado e novas formas de interagir com comandos de voz.

Algumas dessas mudanças do "Material Design" já foram incorporadas pelo Google em recentes atualizações de seus próprios aplicativos como o Google+ e o Hangouts - estas mudanças foram pensadas, segundo o Google, para unificar o visual do software e manter a mesma experiência de uso entre diferentes dispositivos.

O Android Lollipop traz também novos controles de notificações para limitar os alertas durante reuniões, por exemplo, um novo modo de economia de bateria que pode suprir até 90 minutos a mais de vida útil entre as recargas, múltiplos perfis de contas de usuário, modo de uso para convidados e novos métodos de segurança para conexões Bluetooth.

Além das mudanças no visual, o Android Lollipop traz 5.000 novas APIs para desenvolvedores e permitirá que todas as novidades da plataforma trabalhem de forma conjunta entre diferentes dispositivos - segundo o Google, músicas, fotos, aplicativos e pesquisas recentes poderão ser sincronizados entre diferentes dispositivos.

Para o Google o lançamento do Android 5.0 Lollipop marca uma grande mudança visual para o sistema - a mais significativa desde o anúncio do Android 4.0 Ice Cream Sandwich em 2011 - e reforça o crescimento da plataforma Android para além de smartphones e tablets.

Os primeiros aparelhos com o sistema Android 5.0 Lollipop embarcado, o Nexus 9 e o Nexus 6, entrarão em pré-venda no dia 29 de outubro com entrega prevista para meados de novembro nos Estados Unidos. Não há detalhes ainda sobre a disponibilidade e compatibilidade da plataforma para outros aparelhos.

VFJtZ01lMlNUTDA=

vss
vss