Baterias de íons de lítio melhoradas conseguem alcançar 70% de carga em 2 minutos

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

Toda semana vemos alguma tecnologia nova capaz de melhorar significativamente as nossas baterias, mas elas sempre enfrentam algum problema que as impede de chegar aos nossos eletrônicos. Talvez a história seja diferente desta vez: cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), em Singapura, desenvolveram uma bateria capaz de atingir 70% de carga em apenas dois minutos. E a nova bateria é de íons de lítio, a mesma que você já usa no seu smartphone, tablet e notebook.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzEwL2JhdGVyaWEtbGktaW9uLXJhcGlkby03MDB4NDY3LmpwZw==

Além da característica de ser recarregada muito rapidamente, a nova geração da bateria de íons de lítio promete durar bem mais: até 20 anos, de acordo com as estimativas dos pesquisadores. Elas devem continuar funcionando após mais de 10.000 ciclos de carga e descarga, ou 20 vezes o que uma bateria comum atual consegue aguentar - aproximadamente 500 ciclos.

Mas se a nova bateria também é de íons de lítio, qual a mágica? Os cientistas fizeram uma modificação no ânodo, o polo negativo da bateria. As baterias atuais normalmente possuem grafite nessa área; nas novas, é usado uma espécie de gel feito a partir de dióxido de titânio. O mesmo material, que é abundante e barato, também é usado nos protetores solares para absorver raios ultravioleta.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5tdW5kb2VkdWNhY2FvLmNvbS91cGxvYWQvY29udGV1ZG8vaW1hZ2VzL2JhdGVyaWEtZGUtY2VsdWxhci5qcGc=

Como explica o Science Daily: "a Universidade Tecnológica de Nanyang desenvolveu um método simples para transformar partículas de dióxido de titânio em pequenos nanotubos mil vezes mais finos que um fio de cabelo humano. Esta nanoestrutura é que ajuda a aumentar a velocidade das reações químicas que acontecem na nova bateria, permitindo o carregamento super rápido".

Um problema é que, justamente por ser baseada na tecnologia que temos hoje, isso não melhora a densidade das baterias - ou seja, seu smartphone continuará descarregando diariamente, mas pelo menos será mais rápido recarregá-lo quando necessário. E pense um pouco além: os carros elétricos, que hoje demoram horas para serem recarregados, poderão ficar prontos para mais algumas centenas de quilômetros em questão de minutos.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2cuYmVhYnl0ZS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDIvRGVzY3VicmEtcXVhbC1zbWFydHBob25lLXRlbS1kZXNlbXBlbmhvLWlkZWFsLXBhcmEtdm9jJUMzJUFBLTAxLmpwZw==

A tecnologia já foi patenteada e licenciada para uma fabricante. Se tudo der certo, veremos as novas baterias de íons de lítio em dois anos.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque