Trio ganha Nobel de Química de 2014 por avanço em microscopia

#Notícia Publicado por fullmetalchemistry, em .

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vV0hMTGlCaU5QZlBHZTZGNmt2VnVoeWdqdXdvPS9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE0LzEwLzA4L21pY3JvLmpwZw==

Dois americanos e um alemão desenvolveram técnicas de alta resolução.

Inventos permitem observar moléculas dentro de células vivas.

O Prêmio Nobel de Química de 2014 foi oferecido nesta quarta-feira (8) a Eric Betzig, Stefan Hell e William Moerner por trabalhos que levaram a capacidade dos microscópios a um novo patamar.

Por décadas os cientistas assumiam que os microscópios ópticos teriam um limite de capacidade: eles nunca teriam resolução maior que metade do comprimento das ondas de luz. Com isso, era possível observar uma bactéria, mas não um vírus em detalhes, por exemplo.

O trio laureado desenvolveu técnicas que aumentaram consideravelmente a capacidade de observação de processos em seres vivos enquanto eles acontecem em nível molecular. Assim, se hoje os pesquisadores são capazes, por exemplo, de enxergar como um neurônio faz a sinapse (comunicação) com outra célula neural, isso se deve ao trabalho dos premiados desta quarta.

Um dos métodos desenvolvidos é o chamado STED, apresentado por Stefan Hell em 2000. Ele usa dois raios laser: um estimula moléculas fluorescentes a brilhar, e outro "apaga" toda a fluorescência que aparece fora do local que se deseja observar. Um escaneamento das moléculas tornadas brilhantes pelo laser resulta em uma imagem de altíssima resolução.

(click na imagem duas vezes para aumenta-la)

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vR0k5dUhOU1lkOTJjS01SSnRuQTFLdE9zUC0wPS9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE0LzEwLzA4L25vYmVsLWRlLXF1aW1pY2FfMS5qcGc=

Eric Betzig e William Moerner, que trabalharam separadamente, criaram as bases para outra metodologia, que se baseia em "ligar" e "desligar" a fluorescência de moléculas individuais e fazer diversas imagens com cada uma delas "acesa" ou "apagada". A justaposição dessas imagens resulta numa retrato de alta resolução da estrutura a ser observada.

As técnicas desses três cientistas hoje são amplamente usadas em pesquisa e aplicações médicas. Graças a elas foi possível, por exemplo, entender como determinadas proteínas se comportam em organismos de pessoas com doenças como Parkinson e Alzheimer. Novas descobertas usando o conhecimento produzido por eles são feitas diariamente.

Eric Betzig nasceu em 1960 em Ann Arbor, nos EUA, é americano e trabalha no Howard Hughes Medical Institute, no estado da Virgínia. Stefan Hell, nascido em 1960, é alemão nascido em Arad, na Romênia. Ele atua no Instituto Max Planck para Química Biofísica, em Göttingen, e no Centro Alemão de Pesquisa de Câncer, em Heidelberg. William E. Moerner, nascido em 1953 em Pleasanton, nos EUA, é americano e trabalha na Universidade Stanford, na Califórnia.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vVTZlVUpkemdkZmxoWlJtRTh2UTVzR003NldZPS9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE0LzEwLzA4L25vYmVsLWRlLXF1aW1pY2EuanBn

trolomokgualfor
trolomokgualfor #fullmetalchemistry
Publicações em Destaque