Imagens da Nasa revelam vales escondidos da Lua

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2ljaGVmLmJiY2kuY28udWsvbmV3cy93cy81OTAvYW16L3dvcmxkc2VydmljZS9saXZlL2Fzc2V0cy9pbWFnZXMvMjAxNC8xMC8wMi8xNDEwMDIxOTE2NTNfbW9vbl90b3BvZ3JhcGh5XzYyNHgzNTFfbmFzYWljb2xvcmFkb3NjaG9vbG9mbWluZXNpbWl0aWpwbGlnb2RkYXJkc3BhY2VmbGlnaHRjZW50ZXJpcGEuanBn

Cientistas identificaram uma grande forma retangular enterrada logo abaixo da superfície da lua. A estrutura tem 2.500 quilômetros e seria um vestígio de vales antigos cercados por penhascos que posteriormente foram inundados por lava.

Centrada na região lunar conhecida como Oceanus Procellarum, a estrutura só fica evidente em mapas gravitacionais adquiridos pela missão Grail da Nasa em 2012.

Mas agora que sua existência é conhecida é possível identificar seu contorno sutil até em fotos comuns.

Mare Frigoris, por exemplo, uma listra negra conhecida há muito tempo na superfície lunar é evidentemente uma parte do antigo sistema de vales lunar.

"É impressionante como essa estrutura é grande", afirma o professor Jeffrey Andrews-Hanna, da Escola de Minas do Colorado.

"Ela cobre cerca de 17% da superfície da Lua. E se você pensar nisso em termos relativos ao tamanho da Terra, ele cobriria uma área equivalente à da América do Norte, Europa e Ásia juntas", disse à BBC.

"Quando vimos pela primeira vez nos dados da Grail, ficamos impressionado com o tamanho, a clareza da imagem e com o quanto ela era inesperada"."Ninguém nunca pensou em ver um quadrado ou um retângulo dessa escala em qualquer planeta".

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo