Prévia - Call of Duty: Advanced Warfare - Os trovões da guerra se aproximam

#Prévia Publicado por Don_Alves, em .

IMAGEaHR0cDovL3RlbGtvbWdhbWluZy5jby56YS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOC9DYWxsLW9mLUR1dHktQWR2YW5jZWQtV2FyZmFyZS1CYW5uZXIuanBn

O site Euro Gamer fez uma prévia de Call of Duty: Advanced Warfare, que você pode conferir abaixo:

O poder tem um novo rosto

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lcnMudmcvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMTAvQ2FsbC1vZi1EdXR5LUFkdmFuY2VkLVdhcmZhcmUuanBn

Três anos da vida de Glen Schofield e de todos os elementos que compõem a Sledgehammer Games, o estúdio responsável pelo desenvolvimento de Advanced Warfare, o próximo título da série Call of Duty (COD), da Activision precisou de tempo. É o que nos diz o diretor de Advanced Warfare quando encerra uma apresentação em Madrid e para a qual fomos convidados, a pouco mais de um mês do lançamento para os consolas Xbox One e PlayStation 4 e PC (para o PS3 e Xbox 360, Advanced Warfare foi produzido pela High Moon Studios). Apoiando a Infinity Ward em Modern Warfare 3, depois da saída de Jason West e Vince Zampella, Advanced Warfare representa a estreia da Sledgehammer na produção de um novo COD.

IMAGEaHR0cDovL2Fzc2V0czIuaWduaW1ncy5jb20vMjAxNC8wNi8yNC8wMDIyanBnLTZlNGQzY185NjB3LmpwZw==

Com elementos provenientes da Visceral, conhecida por jogos como Dead Space e Dead Space Extraction, a Sledgehammer foi confiada para a produção de um "third person shooter" sob a marca COD, denominado Fog of War e baseada na guerra do Vietnã. O jogo foi depois cancelado, tornando prioritário o desenvolvimento conjunto com a Infinity Ward em Modern Warfare 3. Como resultado, o estúdio apontou assumiu à produção de um novo jogo da série, consumindo as vidas de um grupo unido e focado em criar um jogo de guerra absolutamente "next-gen", fortemente inovador mas sem perder a marca COD, que tem uma legião de fãs.

A transição da série entre diferentes estúdios é o segredo para a manutenção da franquia a um ritmo anual. Habituada a preencher as necessidades de um mercado disposto a validar novas narrativas, muitos combate e uma escala épica, a Activision prossegue a sua estratégia. Ao mesmo tempo, este ritmo de produção permite aos estúdios pesquisar, trabalhar e aprimorar o jogo, com todo o tempo para garantir a qualidade do jogo e preencher as expectativas dos jogadores.

Desde o primeiro "trailer" divulgado em Maio, que vemos o esforço da Sledgehammer em fazer de Advanced Warfare um jogo de guerra absolutamente "next-gen". Entre os vários elementos que moldam a experiência, não pode se deixar de dar destaque à presença de Kevin Spacey, o famoso ator norte-americano que emprestou o seu corpo, cara e voz, através de um processo de captura de movimentos e voz muito similar ao utilizado pela Naughty Dog, no decisivo The Last of Us. Encontramos expressões faciais altamente realistas e um grau de detalhe impressionante. A equipe levou bem longe o trabalho de captura de movimentos, fazendo de Jonathan Irons (o personagem interpretada por Spacey), o líder de um grupo militar de intervenção privado, uma das figuras mais relevantes da narrativa. Nas palavras de Scofield, quando Spacey leu o roteiro, a adesão foi imediata.

Contar uma grande história, com os olhos no futuro

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTMvYXJ0aWNsZXMvL2EvMS83LzEvMS81LzAvNy83MTM1XzA4XzAwMzdfczIwMTQwOTAzXzAwMy5qcGcuanBnL0VHMTEvcmVzaXplLzE5MjB4LTE=

O contexto das narrativas de COD deixou há muito tempo os trilhos da segunda guerra mundial. Com Modern Warfare a Activision definiu um novo modelo de narrativa nos jogos de guerra. Oscilando entre situações de conflito contemporâneos, passados e futuros, raramente os argumentos tocam os mesmos assuntos, exceto os jogos de um mesmo estúdio. De algum modo os estúdios procuram explorar situações diferentes com diferentes ponto de vista de sua realização. A colaboração com historiadores militares, membros ligados ao exército e estruturas de militar científico, abastecem de informação os produtores e possibilitam uma compreensão mais clara dos cenários de guerra, mas sobretudo a tecnologia e as armas de combate.

Com COD: Advanced Warfare, a Sledgehammer quis entregar aos jogadores uma história forte, capaz de colar e motivar os jogadores do primeiro ao último instante, usando temas como a vida, a esperança, a amizade, dor e perda, argumenta Scofield. O tempo é o futuro, o ano 2054, quando uma organização terrorista leva uma série de ataques que põem em causa a paz mundial. Os EUA, enquanto potência militar, não conseguem responder militarmente. A esperança repousa nos grupos militares privados, como o Atlas, liderado por Jonathan Irons (Kevin Spacey) Sem transição entre personagens, o jogador vai controlar apenas um personagem; Jack Mitchell (Troy Baker), um soldado que prova a sua utilidade e vitalidade para o combate depois de equipar o Exoskeleton, uma estrutura que se molda ao corpo humano e membros, potenciando a sua velocidade, rendimento e agilidade. Com este equipamento, um soldado que seria limitado, se transforma em uma autêntica máquina de combate.

Scofield quis veicular uma melhor percepção do soldado do futuro através do Exoskeleton. Mais ágil, rápido e transformado visualmente, a visão oferecida se torna aceitável mas não muda por completo a jogabilidade que conhecemos. Em termos de combate, Advanced Warfare continua send COD. As alterações são significativas: em primeira linha temos o Exo Climb, que permite ao jogador alcançar plataformas superiores mais facilmente, as luvas magnéticas e o "boost jump" que promove verticalidade. Os níveis foram criados com o objetivo de abrange essas alterações, especialmente ao nível do multiplayer.

As armas foram refeitas e estão aceitáveis em um quadro temporal mais avançado, fazem a diferença, mas também existem veículos futuristas como a hoverbike. Os carros também foram alterados. Scofield comenta que essas transformações foram levadas a serio, afirmando que isto é ciência sobre ficção científica.

Give him power (Abraham Lincoln)

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTMvYXJ0aWNsZXMvL2EvMS83LzEvMS81LzAvNy83MTM1XzA4XzAwNDhfczIwMTQwOTAzXzAwMzEuanBnLmpwZy9FRzExL3Jlc2l6ZS8xOTIweC0x

Traffic é o nome de uma missão da campanha revelada por Scofield. É exibida pela primeira vez nesta apresentação. Se inicia com uma citação de Abraham Lincoln: Give him power. Nesta missão, assumimos a pele do soldado Mitchell, infiltrado no campo inimigo. O objectivo é resgatar o primeiro-ministro nigeriano, feito refém. Juntamente com outros elementos, vemos o grupo escalando um edifício de grandes proporções, usando o "exo climb" para o efeito mas também as luvas magnéticas. No topo do edifício o grupo detona explosivos especiais, abrindo um buraco por onde entram no interior. Ao longo de corredores e usando uma visão especial, o grupo abate os terroristas e liberta o refém. Na fuga, o grupo é surpreendido pela explosão de um rpg, isto em uma rua movimentada, causando caos e abrindo fogo como tradicionalmente conhecemos na série. Os escudos de proteção são usados em uma primeira instância defensiva mas também permitem golpes de contra-ataque, na eventualidade de alguma surpresa.

O visual gráfico é espantoso

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTMvYXJ0aWNsZXMvMS83LzEvMS81LzAvNy9ub3Zhcy1pbWFnZW5zLWRlLWNhbGwtb2YtZHV0eS1hZHZhbmNlZC13YXJmYXJlLTE0MTIzMzUxMzU4OS5qcGcvRUcxMS9yZXNpemUvMTkyMHgtMQ==

Em seguida Mitchell e mais alguns colegas entram em uma perseguição entre veículos. O visual gráfico é espantoso. Neste momento estamos no epicentro de uma cena de combate a todo o vapor. É claro que a cena converge em uma direção, linear e todos os acontecimentos são automatizados, mas do ponto de vista da emoção, não perdoa. Algo particularmente interessante e que Scofield não deixar de mencionar é o impacto sonoro. Não apenas o som que provém da trilha sonora mas das explosões e disparos das armas. A intenção em Advanced Warfare é tornar ainda mais decisiva a composição de áudio, capaz de abalar os tímpanos, mesmo do mais veterano dos jogadores.

No que refere ao multiplayer, a prioridade é a personalização. A equipe trabalhou mais de dois anos para construir o mapa em função da verticalidade proporcionada pelo "boost jump". Na verdade este é o elemento mais diferenciador assim que entramos em combate, até porque há mapas devidamente adaptados à estrutura, em uma composição mais vertical, com destaque para as plataformas.

A dimensão táctica dos combates, força dos soldados e velocidade, provém do Exoskeleton mas muito depende do equipamento que destinamos ao nosso soldado e da personalização, através do Pick 13. Existem combinações quase infindáveis, pelo que todos os combates serão necessariamente diferentes. Existirão 12 modos diferentes e no novo modo Uplink, duas equipes competem em uma espécie de modalidade militar esportiva. O terceiro grande bloco de Advanced Warfare (à semelhança dos anteriores jogos da série) é constituído pelo Exo Survival, no qual o jogador e mais três amigos enfrentam diferentes tipos de inimigos, desde soldados a drones, entre outros.

Veremos como no final se conjuga todo este esforço da Sledgehammer em sustentar um novo palco de guerra mundial em um futuro significativamente distante. A presença de Kevin Spacey confere um particular interesse no jogo e também vamos encontrar a voz de Troy Baker (Joel em The Last of Us, etc) em Jack Mitchell, o soldado que teremos à disposição. A missão apresentada abre alguma expectativa em torno da narrativa, embora estejam lá as marcas tradicionais dos COD como impacto e emoção. O multiplayer deverá constituir o modo que mais longevidade dará ao título, enquanto que precisamos de mais tempo de jogo para uma conclusão mais segura do Exo Survival. COD Advanced Warfare revela um sério compromisso da Sledgehammer em deixar uma marca na série.

Mais imagens

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTMvYXJ0aWNsZXMvL2EvMS83LzEvMS81LzAvNy83MTM1XzA4XzAwNDJfczIwMTQwOTAzXzAwMzEuanBnLmpwZy9FRzExL3Jlc2l6ZS8xOTIweC0x

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTMvYXJ0aWNsZXMvL2EvMS83LzEvMS81LzAvNy83MTM1XzA4XzAwNDlfczIwMTQwOTAzXzAwMy5qcGcuanBnL0VHMTEvcmVzaXplLzE5MjB4LTE=

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTMvYXJ0aWNsZXMvMS83LzEvMS81LzAvNy9ub3Zhcy1pbWFnZW5zLWRlLWNhbGwtb2YtZHV0eS1hZHZhbmNlZC13YXJmYXJlLTE0MTIzMzUxNTE5My5qcGcvRUcxMS9yZXNpemUvMTkyMHgtMQ==

Fontes:

Euro Gamer - Euro Gamer

Alexsander
Alexsander #Don_Alves
, Carapicuíba (São Paulo)
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,