Velho Prompt de Comando será renovado no Windows 10

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE0LzA5L3RodW1icy90aHVtYi0zMjkyOC1wcm9tcHQtcmVzaXplZC5qcGc=

Apesar de não ter caído totalmente no ostracismo, o Prompt de Comando está longe de ser o recurso mais modificado pela Microsoft a cada nova versão do Windows. Mas com o novo Windows 10, anunciado nesta terça-feira, a história tomará um rumo um pouco diferente: a edição mais recente do sistema operacional trará algumas boas novidades para o bom e bem velho cmd.exe.

Uma parte da "revolução" pela qual passará a aplicação foi demonstrada rapidamente na apresentação do novo SO. Joe Belfiore, vice-presidente de sistemas operacionais da Microsoft, revelou que o Prompt finalmente suportará atalhos como Ctrl+C, Ctrl+V, Ctrl+Z e Ctrl+F, facilitando a vida de quem precisar colar um caminho de diretório ou desfazer uma ação - duas tarefas que, até o Windows 8.1, só eram possíveis pelo menu de contexto.

Outra melhoria envolve a seleção de texto, que agora pode ser feita usando apenas o cursor do mouse. Para copiar algo do Prompt nas versões anteriores do SO, era - e ainda é - preciso dar um clique com o botão direito na tela e selecionar a opção "Mark", para só então poder usar a "setinha" e apertar Enter, e não o tradicional Ctrl+C.

Fora as essas duas novidades, o engenheiro Rafael Riveira ainda revelou algumas outras mudanças em seu blog. Usando uma versão de testes do SO, ele mostrou todas as funções disponíveis na aba "Experimental" da janela de configurações do Prompt - e elas incluíam uma opção para filtrar conteúdos na área de transferência e outra para ajustar o texto ao tamanho da janela, por exemplo.

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE0LzA5L3RodW1icy82NjE3Ni1wcm9tcHQuanBn

A primeira é relativamente simples, e faz com que aspas e outros elementos de texto mais "complexos" sejam convertidos para um similar simplificado quando colados na tela preta - algo que pode ser útil para quem escrever uma linha de comando no bloco de notas. Já a segunda elimina a barra que aparece na parte inferior da janela sempre que você redimensiona a tela. A partir do Windows 10, o texto que ultrapassar o tamanho da linha simplesmente cairá para a de baixo.

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE0LzA5L3RodW1icy85ODMzNi1wcm9tcHQuanBn

Além dessas opções, ainda há uma barra de opacidade, que permite ajustar a transparência da janela do Prompt de Comando. Rivera ressalta, porém, que a legibilidade do texto diminui bastante conforme a tela fica mais clara. Justamente por isso, segundo ele, não fica muito claro quem poderia querer usar essa função, digamos, peculiar.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,