As faces do Survival Horror

#Artigo Publicado por James_Sunderland, em .

IMAGEaHR0cDovL2ZyaWthcnRlLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wMi9TdXJ2aXZhbC1Ib3Jyb3ItZnJpa2FydGUuanBn

Todo mundo já deve ter ouvido falar de Resident Evil, Silent Hill, Alone In The Dark, Amnesia e Fatal Frame não é mesmo? O amado gênero de jogos começou ha um bom tempo, com jogos que criavam uma experiência de suspense e terror ao jogador. Com o passar dos anos, vimos que ocorreram diversas mudanças nesse estilo de jogo. Algumas franquias de terror começaram a perder sua fama enquanto outras tentaram se adaptar, modificando sua formula, e assim, tentando atingir outros públicos para tentar aumentar suas vendas e popularidade.

Analisando os Survival Horror, vemos que existem algumas receitas, ou como chamamos no titulo, as faces do gênero. Enquanto uns optam por ter um foco em armas e tiroteio, outros preferem a total ausência do combate, e assim, esse gênero de terror começou a se dividir e apresentar diferenças formas de aplicar um tema ao jogador. A seguir, iniciaremos uma pequena analise de cada uma dessas receitas de terror, e assim, perceber sua popularidade e impacto no mundo dos jogos.

Receita A: Combate? Não! Fuja, se esconda, ou morra...

IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLm1vZGRiLmNvbS9pbWFnZXMvbW9kcy8xLzIzLzIyNTE4L0FtbmVzaWEtc2NyZWVuc2hvdC0xLmpwZw==

Iniciando com uma das receitas mais populares que alguns dos jogos utilizam no momento. Você já jogou um jogo de terror no qual você não pode lutar contra o perigo? Se a resposta é sim, significa que você passou pela a experiência da receita A, jogos que abandonam o uso de armas de fogo ou ate mesmo armas brancas, com o objetivo de fazer o jogador se sentir impotente.

É impossível falar sobre esse modelo de jogo sem mencionar Amnesia. Apesar de não ser exatamente o precursor, Amnesia tornou essa receita extremamente popular, e criou uma nova geração de jogos de terror, que futuramente iriam adotar um estilo bem semelhante, com o fim de embarcar na popularidade do jogo.

Atualmente, estamos em um momento no qual essa receita é a mais popular entre os jogos do gênero. Com a ascensão dos jogos indies, jogos de terror sem combate se tornaram bem frequentes, e assim, iniciou a busca pelo jogo mais assustador entre eles.

A grande maioria dos jogos adeptos a essa receita tem outro fator em comum: São jogos em Primeira Pessoa. Abandonando o estilo clássico, esse novo estilo de survival horror tornou padrão esse modelo de câmera. O uso dessa visão, permitiu a grande popularidade entre os jogos indies, pois não era mais necessário ter uma grande preocupação com o personagem na tela, e assim, se tornou um forma mais rápida e fácil para os desenvolvedores.

Outro ingrediente dessa receita que é bastante comum, são os sustos. Apesar de não ser algo característico apenas desse modelo de jogo, os sustos, combinados a câmera em primeira pessoa, se torna uma constante e popular formula.

Alem de tudo isso, não podemos nos esquecer de um dos maiores elementos do survival horror: a exploração. Vários dos jogos que utilizam dessa receita, seguem um estilo focado na exploração, com o jogador a busca de itens. Jogos com Slender, utilizam a exploração como chave de sua experiência, onde o jogador precisa encontrar todas as paginas perdidas pelo cenário para vencer o jogo. Outros jogos, já usam a exploração para encontrar itens necessários na solução de puzzles, um grande elemento dos survival horror ainda usado por alguns jogos.

A ambientação desses jogos não é muito diferente das outras receitas, contudo, locais como florestas escuras, casas abandonadas, hospícios e vilas parecem ser algumas das mais populares.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1mUWt4MXpIVlZDTS9Va051YV9mTngxSS9BQUFBQUFBQUIzVS9tVnJNQWN6NEFJcy9zMTYwMC8zLmpwZw==

Apesar do grande sucesso que essa receita vem tendo, ha quem critique que essa formula já esta se tornando saturada, com muitos jogos (na maioria indies), usando as mesmas ideias e às vezes, sem nenhuma qualidade.

Com o recente sucesso de Outlast e de alguns novos jogos indies que estão para chegar no futuro, essa receita de jogo provavelmente ainda terá um bom tempo pela sua frente, ainda mais com a chega de óculos de realidade aumentada, que ira tornar esse modelo de jogo em uma das maiores experiências para essa nova tecnologia.

Receita B: Armas e mais armas, escolha a sua favorita e vamos matar monstros!

IMAGEaHR0cDovLzIuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy15dWpSQmJBaEpTby9UZjdGZmIzSGpkSS9BQUFBQUFBQUFTYy9XU0drX0NIcW9pUS9zMTYwMC9GRUFSKzMyLmpwZw==

Esse estilo de survival horror, é completamente o oposto da receita A. Enquanto a primeira acredita que a ausência de combate é necessária para criar a melhor experiência ao jogador, a receita B já acredita que é necessário oferecer mais possibilidades, e assim, fazer com que quem esta jogando possa escolher sua arma favorita.

Esse gênero, diferente do primeiro, já se torna mais aberto a respeito das câmeras. Temos jogos tanto em Primeira quanto Terceira Pessoa que colocam o jogador em situações de terror, porem, com armas e um grande numero de munição. A maior diferença entre esse gênero com o primeiro esta no numero de ameaças ao jogador. Enquanto o primeiro, inimigos são mais raros e mortais, o segundo já opta pelo grande numero de ameaças, e assim, criar uma grande sensação de perigo, cercando o jogador. Com exemplo, podemos citar jogos como F.E.A.R e Left 4 Dead, ambos em Primeira Pessoa, oferecendo um nível de munição bem razoável.

Nesses jogos, o uso de puzzles se torna mais raro. A exploração ainda é frequente, apesar de alguns seguirem por uma jogabilidade mais linear, e com objetivos mais concretos. Com isso, o jogador deixaria de se sentir "perdido" pelo cenário, e assim, ele saberia exatamente o que deve fazer.

Muitos criticam que essa receita retira o elemento medo do jogo. Com isso, esse gênero também utiliza muito de sustos para criar uma tensão ao jogador, e fazer com que ele se sinta com medo e sempre se pergunto: Onde o próximo monstro vai aparecer?

Alguns jogos, já se dividem mais e possuem ingredientes de outras receitas. Contudo, existem jogos como os recentes Resident Evil, que seguem por um caminho mais próximo a esse modelo. Nesses jogos, como dito anteriormente, o jogador sabe de seus objetivos de uma forma bem direta.

Não é nenhuma novidade que vemos fás de Resident Evil reclamando com o rumo que a franquia tomou. O jogo, que começou como algo bem menor linear, e focado mais no suspense e exploração, havia mudado sua receita. Com o grande sucesso de Resident Evil 4, a desenvolvedora viu um novo mercado, e assim, mudou drasticamente os ingredientes de sua receita, oferecendo uma experiência diferente, para tentar agradar jogadores fás de jogos de ação ocidentais. Apesar de se tornarem um sucesso financeiro, muitos ainda não estão contentes com o que Resident Evil se tornou hoje. Como resposta, a Capcom promete tentar agradar os seus fás, com o recente Resident Evil Revelations, que segundo ela, é algo mais voltado ao terror e mais próximo dos jogos originais. Essa divisão criada pela empresa, gerou uma negativa resposta dos fás, que acreditam que nem mesmo o recente Revelations, possui os ingredientes necessários.

IMAGEaHR0cDovL2QxdnI2bjY2c3NyMDZjLmNsb3VkZnJvbnQubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEyLzA3L1JFNl9FM19DaHJpc19QaWVyc18wMS5qcGc=

Essa receita, que geralmente, tende a misturar terror com ação, ainda é encontrada em muitos jogos. Apesar de não ser tão popular como a primeira e ser adotada mais em jogos AAA do que indies, esse estilo de jogo parece que ainda continuara por um bom tempo, devido a grande popularidade que os fás de jogos de ação podem trazer.

Receita C: Quer fugir? Fuja. Quer usar armas? Use, mas cuidado com sua munição. Ah e nossos puzzles? Você é o bom o bastante para resolver?

IMAGEaHR0cDovLzg2YmI3MWQxOWQzYmNiNzllZmZjLWQ5ZTY5MjRhMDM5NWNiMWI1YjlmMDNiNzY0MGQyNmViLnI5MS5jZjEucmFja2Nkbi5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDgvcmVzaWRlbnQtZXZpbC1yZW1ha2UtaGQtcmVtYXN0ZXItYXJyb3ctc2NyZWVuc2hvdC1wczQteGJveC1vbmUtcHMzLTM2MC1wYy5qcGc=

A ultima receita dos Survival Horror nada mais é do que o meio termo entre a receita A e a receita B. Enquanto a receita A acredita que não precisamos de combate nesse estilo de jogo e a receita B já pensa que é necessário oferecer varias ferramentas ao jogador, a receita C tenta fundir esses elementos, criando situações no qual a melhor coisa é fugir, ou se você se sentir confiante, partir para o ataque.

Antes de tudo, é necessário lembrar que essa receita foi à primeira entre os Survival Horror. Os jogos de Survival Horror, são os jogos de aventura, com o elemento de terror. Antes que entendam errado, quando dizemos Aventura, estamos falando de algo bem diferente de filmes de Aventura. Não pense que jogos de Aventura tem a ver com uma historia de aventura, com o herói e seu chapéu visitando vários lugares do mundo e uma trilha sonora épica. Não, não é isso. Jogos de Aventura são jogos com exploração e com um grande foco na narrativa. Os primeiros jogos de aventura começaram como jogos em forma de texto. Neles o jogador digitava comandos, e assim, avançava na historia. Com a evolução tecnológica, eles começaram a apresentar imagens, ate finalmente chegar nos popular point and click. OS jogos point and click, iniciaram uma grande onda de jogos com foco na narrativa, e assim varias formas de historias foram surgindo.

Novamente, com o avanço na tecnologia, surgiram os primeiros de aventura 3D, e alguns deles, optaram por temas mais assustadores, e assim, criando um novo gênero, o Survival Horror. Alone In the Dark foi praticamente o primeiro jogo nesse estilo em 3D. É bem interessante notar as semelhanças que esses jogos possuíam com outros jogos de aventura que estavam longe de ser terror. Jogos com Grim Fandango, seguiam uma jogabilidade muitas vezes similar, e ambos possuindo os elementos clássicos dos jogos de aventura: exploração, itens, cenários não lineares, etc...

Apesar de Alone In The Dark ser um dos precursores do gênero, foi Resident Evil que tornaria esse estilo de jogo popular. Com o uso de cenários pré renderizados, câmeras fixas que pareciam ser uma visão de câmeras de segurança, Terceira pessoa, e muitos outros elementos, Resident Evil popularizava a receita. Logo depois, surgiria uma outra franquia que se tornaria uma das mais famosos series do gênero: Silent Hill. Diferente de Resident Evil, Silent Hill optou por usar cenários 3D (não pre-renderizados), e iniciaria um novo estilo de terror para os Survival Horror: O terror psicológico. Com o uso de trilhas sonoras macabras, cenários e monstros perturbadores, Silent Hill logo obteve grande sucesso.

IMAGEaHR0cDovL3ByaW50c2NyZWVucGljdHVyZXMuZmlsZXMud29yZHByZXNzLmNvbS8yMDEyLzAzL3NoMnBjLTIwMTItMDMtMjQtMTItMTUtNTgtNzkucG5n

A respeito dos ingredientes dessa receita, vemos que a maioria usa a câmera em 3 pessoa e oferece o jogador diversas ferramentas para serem usados durante o jogo. O inventario, se torna um dos grandes marcos nesse estilo de jogo, com diversos itens e armas que o jogador vai obtendo ao longo de sua jornada. Então? Você encontrou uma chave? Que porta será que ela abre? Encontrou uma health pack? Ótimo, vamos usar agora ou guardar para uma situação de risco? Essas e outras muitas situações, como os Ink Ribbons em Resident Evil, criava uma sensação de liberdade ao jogador, que se sentia bem imerso, devido às possibilidades que essa receita oferecia.

Com grande cenários, os jogos nesse estilo muita vezes possuíam um mapa, aberto quando o jogador pausava o jogo, e assim, criava uma grande necessidade de exploração. Em muitas situações, era necessário criar um mapa mental, para você conseguir chegar a certo lugar mais rapidamente, e fugir das ameaças. Assim, muitas vezes, os jogadores ficavam bem imersivos e experientes no jogo, pois era necessário estudar o local em que estavam. Em vários jogos, o jogador podia ficar por varias horas em um mesmo local, apenas explorando e tentando encontrar uma solução.

Alem de itens como falamos, o uso de armas era algo comum, porem oferecia uma certa limitação. O jogador muitas vezes possuía uma arma branca, que era fraca, mas eficiente, alem de armas de fogo, contudo, geralmente com pouca munição.

A respeito do combate, a maioria dos jogos utilizam de um combate "ruim", para criar uma certa dificuldade e fazer com que o jogador se sinta como o protagonista, que muitas vezes não possuía muita experiência.

Outra grande marca nesses jogos, era o uso de puzzles. Apesar de alguns parecerem malucos e irreais para as situações, esses quebra cabeças se tornaram um popular ingrediente dessa receita, que fazia o jogador explorar o cenário em busca de itens e informações com o objetivo de solucionar o mistério.

IMAGEaHR0cDovL3BpeGVsbC5jb20ubXgvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDQvRmF0YWwtRnJhbWUtMDIuanBn

Com o passar dos anos, essa receita começou a perder sua forca. Enquanto alguns reclamavam, dizendo que era necessário uma evolução no combate e na câmera, outros já preferiam que o gênero continuasse da mesmo forma. Contudo, o gênero foi se modificando aos poucos e alterando sua receita. As câmeras já não era mais fixas e se posicionavam como em outros jogos em 3 pessoa, atrás do protagonista. O combate, foi sendo melhorado e com isso, o jogador passou a conseguir mirar melhor sua arma, e assim tornando uma jogabilidade mais precisa.

Os anos se passaram ainda mais, e algumas franquias acabaram perdendo a qualidade, enquanto outras modificaram sua receita para tentar sobreviver na época do declínio dos jogos survival horror. Resident Evil, passou então a ter um foco maior na ação, abandonando vários dos elementos clássicos, para tentar conseguir um publico maior. Ao mesmo tempo, a franquia Silent Hill foi sendo abandonada e a Konami colocou ela nas mãos de pequenas empresas, muitas vezes sem experiência nenhuma para fazer grande jogos, e assim os jogos foram perdendo qualidade. O precursor deles, Alone In The Dark, acabaria sendo um gigante fracasso em 2008, com um jogo que possuía ideias interessantes, porem, com graves problemas na câmera e jogabilidade. Contudo, algumas series, como Fatal Frame, ainda mantinham a qualidade, mesmo após certos mudanças.

Ate certo tempo atrás, vivíamos um momento onde o gênero parecia estar quase morto. Muitos jogos de survival horror começavam a optar pela receita A, enquanto alguns, ate tentavam usar a receita C novamente, mas falhavam devido à qualidade final do produto.

Felizmente, para os fás dessa receita, parece que a situação esta mudando. Apesar de não ser exatamente o que os fás queriam, a Capcom começou uma nova serie, com Revelations, voltado mais ao terror, apesar de não ter todos os ingredientes da receita C. O criador de Resident Evil, tem um novo projeto, que esta para lançar no próximo mês, chamado The Evil Within, jogo que parece seguir vários dos ingredientes clássicos do survival horror. Não podemos nos esquecer também, do retorno de Alone In the Dark e de jogos como Shadow of Eternals (apesar de ter falhado no Kickstarter) e o novo Fatal Frame.

IMAGEaHR0cDovL3MzLmdhbWVmcmVha3MuY28ubnovd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDkvdGhlLWV2aWwtd2l0aGluLTEuanBn

Recentemente, tivemos uma grande surpresa com o anuncio de P.T, que aparentemente era um jogo de um novo estúdio da Sony. No final, o segredo foi revelado, e descobrimos que um novo Silent Hill esta em produção, com nomes de peso como Kojima e Del Toro. Contudo, ainda não foi informado se Silent Hills, será em 1 ou 3 pessoa. Kojima disse que essa questão ainda estava em discussão, então, não sabemos ainda como será o resultado final do jogo.

Com isso, vemos que apesar dos altos e baixos dessa receita, ela parece estar voltando.

Nem todos os jogos desse gênero seguem exatamente essas receitas, é claro. Alguns deles acabam usando ingredientes dos outros, para tentar encontrar um bom resultado final, mesclando elementos clássicos com inovações, e assim, tentar criar a melhor experiência de terror possível.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3lDb0pCQXouanBn

E voce? Qual sua receita favorita? Como seria um Survival Horror perfeito para voce?

James_Sunderland
James_Sunderland
Publicações em Destaque