Porquê o Mantle vai sobreviver ao DirectX 12

#Notícia Publicado por Laucc, em .

IMAGEaHR0cDovL3NlbWlhY2N1cmF0ZS5jb20vYXNzZXRzL3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOS9SYWRlb24tUmVkLVNlYXR0bGUtMS1vZi0xLTIucG5n

Nós tivemos a chance de conversar com o Cientista Chefe de Jogos da AMD, Richard Huddy, depois da conferência IDF da Intel na semana passada e conversamos sobre o valor que a AMD enxerga mantendo e promovendo sua própria API gráfica. Existem três razões principais do porquê a AMD acredita que manter investimentos na API gráfica Mantle é bom não só para a própria AMD, mas também para todos os gamers em geral.

O maior problema de longe é o suporte. Se a Microsoft continuar seu padrão tradicional de não oferecer suporte de suas últimas APIs em sistemas mais antigos, é provável de que o DirectX 12 não receberá nenhum update além do lançamento inicial na plataforma do Windows 7. Isso não foi confirmado totalmente pela AMD de forma direta mas eles fizeram um ponto de que a Microsoft está planejando terminar com o Windows 7 no ano que vem (nota: EOL = End Of Line). O Windows 7 representa atualmente mais da metade de todos os sistemas Windows instalados. Obviamente para a maioria dos jogadores há muitas vantagens em usar a API gráfica de última geração disponível na sua plataforma, e isso não é nada que a Microsoft não tem nada preparado até o próximo ano. Isso é onde a AMD entra como Mantle para dar suporte aos últimos avanços em gráficos na plataforma que a Microsoft vem desdenhando. De acordo com a AMD não há nenhum problema técnico para que eles não possam dar suporte ao Windows 7 com o Mantle por muitos anos ainda. Para os usuários do Windows 7 que querem a API de última geração mas não querem mudar para um Sistema Operacional mais recente, as GPUs da AMD podem talvez se tornar a única solução.

O segundo maior motivo para a AMD continuar investindo ao redor do Mantle é por causa do seu valor como uma ferramenta para mover a indústria em mostrar do que as arquiteturas da AMD são capaz durante as futuras revisões da API. A AMD tem planos de introduzir revisões adicionais a API Mantle ao mesmo tempo em que lançam novas arquiteturas de placas gráficas possibilitando que os desenvolvedores consigam tirar toda e qualquer vantagem possível dos recursos mais avançados dos periféricos da AMD. Um exemplo disso pode ser visto no desenvolvimento original do Mantle que iniciou a busca por: Abstração Reduzida (ou "Remoção de Gargalos" para os hue). APIs que oferecem acesso de baixo nível dos periféricos começaram a ser criadas por muitos grupos importantes como a Microsoft, Apple, e Khronos depois da ascensão do Mantle. Segundo a AMD o esforço valeu a pena por permitir-lhes definir rapidamente o lugar das inovações na indústria gráfica.

O último motivo pelo qual a AMD quer o Mantle é pela performance. A AMD acredita que o Mantle irá providenciar melhor performance que o DirectX 12 porque o Mantle é uma API menos genérica. A diferença será pequena, de 0 a 10 por cento, e a AMD acredita que em alguns casos o DirectX 12 será capaz de superar o Mantle. Mas em todo caso eles acreditam que são capazes de fazer um trabalho melhor em otimizar o Mantle para suas placas gráficas do que a Microsoft conseguiria com o DirectX 12 ou o grupo Khronos com o OpenGL. Essa afirmação faz muito sentido e nos faz acreditar que a AMD deseja controlar o seu próprio futuro em vez de esperar até que da indústria mostre qual será o caminho a ser seguido.

Nós também tivemos a chance de perguntar sobre a possibilidade de a Intel, Nvidia, ou outra empresa da setor de vendas de gráficos anunciar suporte para o Mantle já que a API será publicamente lançada como um Padrão de Código Aberto até o final do ano. No geral, a AMD não tem certeza de como outros vendedores irão reagir apesar de que eles acreditam que a ideia de que a Nvidia e/ou a Intel ofereçam suporte ao Mantle é possível. Eles também nos lembram que o Mantle foi estruturado desde o conceito para qualquer arquitetura de Placa de Vídeo que ofereça suporte a mais moderna versão do DirectX 11, com exceção das arquiteturas baseadas em "Tile" como é o caso da PowerVR, e ambas companhias tem expressado interesse na API.

Se você quer um exemplo da nova cultura e programas da AMD que tem emergido da companhia, então preste atenção nos esforços da AMD em promover e dar suporte a sua própria API. O Mantle está aqui para ficar e é uma aposta de longa duração por parte da AMD para guiar e liderar a indústria gráfica para melhores soluções. S|A (SemiAccurate).

Traduzido por Laucc.

Laucc
Laucc