Google pode ter desistido do programa Android Silver

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

Os rumores sobre o fim da linha Nexus ganharam força em abril, quando surgiram informações sobre um suposto programa do Google chamado Android Silver. A proposta da iniciativa seria a de ajudar fabricantes no lançamento de smartphones high-end que atendem a determinados requisitos de qualidade. Mas a ideia não sairá do papel. É o que relata o The Information, mesmo veículo que revelou o projeto.

IMAGEaHR0cDovL2NkbjMucGNhZHZpc29yLmNvLnVrL2Ntc2RhdGEvZmVhdHVyZXMvMzUxNjQxMC9XaGF0X2lzX0FuZHJvaWRfU2lsdmVyLmpwZw==

Nesta semana, o Google anunciou os primeiros aparelhos que fazem parte do Android One, programa que visa abastecer mercados emergentes com smartphones bons e baratos. Para tanto, a empresa se encarrega de oferecer e atualizar o sistema operacional enquanto os fabricantes se preocupam em desenvolver aparelhos que seguem uma série de critérios.

As informações do The Information dão a entender que o Android Silver é parecido, só que focado em dispositivos high-end e, eventualmente, mid-end. A intenção do Google, aparentemente, era a de viabilizar aparelhos sofisticados, mas com Android quase "puro", a exemplo da linha Nexus. Assim, estes modelos não teriam customizações expressivas ou excesso de bloatwares, por exemplo.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEzLzEwL25leHVzLTUtNjAweDU5NC5wbmc=

O que deu errado, então? Do ponto de vista do consumidor, a ideia é boa, mas para os fabricantes, não. A falta de interesse destas empresas teria sido um dos fatores que levaram o Google a desistir do projeto.

Outra razão, talvez a mais forte, estaria nos bastidores: funcionários do próprio Google teriam questionado a eficácia do programa, causando divergências internas. Neste meio tempo, o executivo Nikesh Arora, responsável por parceiras com fabricantes e operadoras móveis, saiu do cargo. Seu trabalho seria fundamental para atrair participantes.

Deu no que deu. Pode ser que o Google retome o Android Silver nos próximos meses, mas por ora, o programa fica na gaveta.

De qualquer forma, smartphones avançados com Android quase "puro" não faltarão. Em junho, o Google desmentiu os rumores ao afirmar que o foco na linha Nexus continua. O programa Play Edition também: com ele, a companhia oferece em alguns países aparelhos consolidados de diversos fabricantes (como Galaxy S4 e Xperia Z Ultra), mas com quase nenhuma customização no sistema operacional.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Publicações em Destaque