Coisas que você não reparou no trailer de Resident Evil Revelations 2

#Notícia Publicado por felipematsuri, em .

IMAGEaHR0cDovL25ld2dhbWVwbHVzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOS9SRVIyX2tleWFydF9GSU5BTC0xNTYweDk1MF9jLmpwZw==

Na manhã desta segunda-feira (01), a Capcom finalmente anunciou o lançamento de Resident Evil Revelations 2. O próximo game inédito da série tem chegada prevista para o início de 2015 nos consoles da velha e da nova geração e chegará pouco antes (ou pouco depois) do relançamento de RE Remake, agora remasterizado para os novos aparelhos.

RkN4WUdGOFIzRU0=

A colocação de dois jogos desse tipo em um quadro próximo de lançamento tem sentido. O fiasco de Resident Evil 6 - que apesar das boas vendas, ficou longe de atingir o desejado pela Capcom - contrastou com o sucesso inesperado do relançamento de Resident Evil Revelations para Wii U, PS3, PC e Xbox 360. Junto com a ascensão de títulos como The Last of Us, uma coisa parece ter ficado clara para a empresa: o terror está em alta.

Os pedidos dos fãs, então, parecem próximos de serem atendidos, mas dessa vez, de uma forma "decente". E para provar isso, a Capcom escondeu uma série de referências aos jogos antigos, bem como alguns elementos dignos de nota no primeiro teaser de Resident Evil Revelations 2. São coisas que podem ter significado e indicar o rumo geral que o título está seguindo. Ou não. Seja como for, acompenhe nosso raciocínio:

Abram-se as portas

IMAGEaHR0cDovL25ld2dhbWVwbHVzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOS9TY3JlZW5zaG90LTIwMTQtMDktMDFfMTQuMTUuNDMuanBn

A animação de uma porta abrindo, ao lado de um close no olho, são os dois grandes símbolos pelos quais Resident Evil é conhecido. Por isso mesmo é que ambos estão presentes em Resident Evil Revelations 2, e a Capcom abre o teaser justamente com uma animação desse tipo, indicando claramente que o foco está no passado e iniciando uma sequência de pequenos elementos para gerar especulação.

Velhos conhecidos?

IMAGEaHR0cDovL25ld2dhbWVwbHVzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOS9TY3JlZW5zaG90LTIwMTQtMDktMDFfMTQuMTguMjAuanBn

No palco do evento da Sony, onde o jogo foi anunciado, o produtor Masachika Kawata falou especificamente que teremos uma nova ambientação e novos personagens protagonizando Resident Evil Revelations 2. Mas isso não impediu a Capcom de fazer uma referência clara à querida Claire Redfield e brincar com as emoções de fãs que não param de chorar por um retorno da moça.

Ali, bem na sua cara, está uma pessoa de costas com uma camiseta da TerraSave, a ONG da qual a personagem fazia parte no primeiro filme de animação da franquia, "Resident Evil: Degeneração". Longe dos combates desde RE CODE: Veronica, ela própria afirma ter escolhido um tipo diferente de luta e, agora, milita no campo político e humanitário contra as ameaças biológicas.

Não dá para saber ao certo o que isso significa, mas a indicação aparece ao lado de outros possíveis personagens, de quem vamos falar mais para a frente. No mínimo, é uma amostra de que a Capcom se lembra, sim, de Claire, e a colocação dessa referência ali não é mera coincidência. Talvez ela esteja envolvida no game de alguma forma, junto com sua organização, mesmo que não no papel de protagonista?

IMAGEaHR0cDovL25ld2dhbWVwbHVzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOS9TY3JlZW5zaG90LTIwMTQtMDktMDFfMTQuMjEuMjguanBn

Uma segunda especulação, a meu ver, bem mais fraca, aparece aqui. Seriam aqueles dois, ao fundo, Barry e Rebecca? Não existe nada que apoie essa indicação, mas os tipos físicos das duas pessoas mostradas na imagem lembram bastante os dos personagens também desaparecidos. Teríamos aqui mais uma indicação de que a Capcom está ligada no que o pessoal está falando?

Coça gostoso

IMAGEaHR0cDovL25ld2dhbWVwbHVzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOS9TY3JlZW5zaG90LTIwMTQtMDktMDFfMTQuMjIuNTguanBn

Mais uma referência ao passado da franquia aparece aqui, quando as imagens começam a tomar um tom mais dark e o local passa a ser infestado por zumbis. Nos braços da moça está uma placa (?) com os dizeres "Itchy Tasty", uma das mais célebres frases do primeiro Resident Evil. Tentamos clarear um pouco a imagem para que você possa ver melhor.

As palavras aparecem no Keeper's Diary, um dos files encontrados na Mansão de Spencer e que relata, por texto, o processo de transformação de um dos funcionários da Umbrella em zumbi. Com o tempo, percebemos que ele vai perdendo a sanidade e se tornando mais violento, até que suas frases não fazem mais o menor sentido.

Não deve ser coincidência o fato do bracelete da moça mudar de cor durante as cenas, do verde que indica a ausência de infecção para o vermelho dos zumbis. Ela, também, estaria se transformando e, como se a presença de zumbis no teaser não bastasse, essa sequência pode ser um forte indicativo de que o T-Virus será a ameaça da vez em Resident Evil Revelations 2.

Ecos do passado

IMAGEaHR0cDovL25ld2dhbWVwbHVzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOS9TY3JlZW5zaG90LTIwMTQtMDktMDFfMTQuMjguNDEuanBn

A presença de uma sósia de Rachael Foley no teaser é justamente o motivo que leva muita gente a acreditar que as referências à TerraSave e os possíveis Barry e Rebecca no teaser sejam mais brincadeiras do que confirmações. Afinal de contas, a personagem não é lá muito querida pelos fãs justamente por destoar tanto do tom do primeiro Revelations. Mas mesmo assim, ali está ela, e ao lado de uma erva em seu vasinho.

Dá para pensar, porém, em uma história que, talvez, anteceda os eventos do game original ou, então, tenha ligação direta com seu desfecho. A imagem do navio Queen Zenobia, cenário do título, pode ser um indicativo disso, juntamente com a própria presença de Rachael ali ao lado, além do tema do jogo, que é reproduzido em uma nova versão nos primeiros segundos de teaser.

IMAGEaHR0cDovL25ld2dhbWVwbHVzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOS9yYWNoZWFsX3Jlc2lkZW50X2V2aWxfcmV2ZWxhdGlvbnNfd2lpX3UuanBn

Para quem não sabe, a agente Foley aparece em um papel secundário em Resident Evil Revelations, tendo sido enviada para o navio ao lado de seu parceiro, Raymond Vester, para investigar o que estava acontecendo. Ela é parte da FBC, uma comissão federal de bioterrorismo cujas atividades acabam sendo encerradas ao final do game, com seus membros se juntando à B.S.A.A., organização da qual Chris e Jill fazem parte.

Dá pra pensar, então, que assim como a TerraSave, a FBC também estará envolvida na trama do game? O primeiro Revelations já nos mostrou um enredo bastante político, com maquinações de poder acontecendo ao mesmo tempo em que a luta contra as armas biológicas. Podemos, então, esperar o mesmo nesta sequência? Note também o guarda-chuva no canto direito da imagem e reflita sobre isso.

Figuras misteriosas

IMAGEaHR0cDovL25ld2dhbWVwbHVzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOS9TY3JlZW5zaG90LTIwMTQtMDktMDFfMTQuMzUuMjEuanBn

Ao melhor estilo Capcom, temos também duas pessoas ocultas nas imagens do teaser. A primeira aparece logo que o bicho começa a pegar, com a primeira aparição dos zumbis. Ela parece estar sentada, talvez em uma cadeira de rodas, com uma aparência bastante frágil. Seria Spencer, já doente? Até eu acho que estou indo longe demais, mas essa foi a primeira imagem que me veio à cabeça quando pensei em todas essas características juntas.

IMAGEaHR0cDovL25ld2dhbWVwbHVzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOS9TY3JlZW5zaG90LTIwMTQtMDktMDFfMTQuMzYuNTMuanBn

Mais uma silhueta aparece ao fundo, mais para o final do teaser, no que para muita gente se parece com um adulto ao lado de uma criança. Essa é uma figura comum na série Resident Evil e que remete, mais uma vez, à Claire e suas participações ao lado de Sherry, em RE2, e Rani, em "RE: Degeneração". Aproximamos a imagem e a clareamos um pouco para que você veja um pouco melhor.

IMAGEaHR0cDovL25ld2dhbWVwbHVzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOS9TY3JlZW5zaG90LTIwMTQtMDktMDFfMTUuMDAuMzguanBn

Mais tarde, porém, as duas silhetas se transformam em algo diferente. Agora, elas estão separadas e em uma pose que pode indicar uma transformação em zumbi. Seria, então, mais uma imagem de uma família destruída pelas armas biológicas?

IMAGEaHR0cDovL25ld2dhbWVwbHVzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOS9TY3JlZW5zaG90LTIwMTQtMDktMDFfMTUuMDEuNDQuanBn

Ao final, porém, a ajuda parece estar próxima. Uma bala, quase imperceptível mas com rastro e tudo, vem da lateral direita da tela, enquanto a garotinha que corre durante todo o teaser finalmente para e aponta para seus possíveis heróis.

O lado bom disso tudo é que não vamos ficar muito tempo com tais dúvidas em mente. Resident Evil Revelations 2 chega já no começo do ano que vem e a primeira exibição pública do jogo acontecerá a partir do dia 18 de setembro, quando acontece a Tokyo Game Show 2014.

Qual a sua aposta para Resident Evil Revelations 2? Confia mais do que eu nos indícios apresentados no teaser? Deixe sua opinião nos comentários.

Felipe
Felipe #felipematsuri
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por DreadnaughtBR,
#Games, Por VSDias55,