Positivos e negativos nos hardwares da nova geração de consoles de mesa

#Artigo Publicado por doriamgames, em .

IMAGEaHR0cDovL3RlY2htYW5pYS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDgvcHMzLXBzNC14Ym94MzYwLXhib3hvbmUtY29tLTYwMHg1MzUuanBn

Comparando a antiga e a nova geração de consoles o hardware mudou bastante ( basicamente o processador ) , nesta mudança podemos ver pontos positivos e negativos.

Positivos

Hoje é muito mais fácil desenvolver games para esta geração de consoles porque o Playstation 4 e Xbox One usa a mesma Arquitetura de processador do PC ( x86_64 ) a diferença é que eles usam uma nova tecnologia ( a AMD os chama de APU ) que coloca a CPU e a GPU no mesmo chip, estes tipos de processadores são do tipo heterogêneos, eles tem 3 vantagens sobre os equipamentos com CPU e GPU separados : consomem menos energia, tem melhor preço e usam melhor o espaço da memoria.

Este processador heterogêneo foi o responsável pelo preço baixo destes consoles já no lançamento, dizem até que estes novos consoles não tiveram subsidio no preço do hardware, a unica despesa adicional ao preço das peças foi o grande valor gasto com marketing, na antiga geração de consoles o subsidio do hardware deu prejuízos enormes.

Comparando os consoles com os PCs, existe hoje no mercado processadores com a mesma tecnologia como o modelo A10-7850k, porém o processador dos consoles são mais potentes e maiores para caber mais 4 núcleos de CPU( porem com clock bem reduzido ) e mais vários outros núcleos de GPU, a largura de banda também é maior no PS4 por usar somente memorias ddr5, já o Xbone usa memoria ddr3 com um aditivo de uma memoria super rápida de 32 mb para contra balancear a pouca largura de banda da ddr3.

A Arquitetura usada nos outros consoles no PS3, 360, Wii e no atual WiiU ( a PowerPC ) é muito poderosa , porém bastante complicada de programar, os processadores mudavam muito dependendo do console, apesar do Xbox 360 usar a mesma arquitetura do Wii, Playstation 2 e Playstation 3 a forma de programar mudava muito porque era adicionado varias personalizações em cada console, isso aumentava os custos com o desenvolvimento dos jogos, nesta nova geração fazer games para todas as plataformas ficou muito fácil, é tanto que podemos ver games extremamente multiplataforma, alguns novos estão disponíveis para PS4 , Xbone, Windows, Mac e Linux.

Negativos

Na geração passada o PS3 e o X360 usavam processadores PowerPC da IBM, e isso não foi atoa, estes processadores eram pura arte em poder de processamento genérico( CPU ) e gráfico ( GPU ), o poder do PC da época do lançamento destes consoles era muito inferior, o custo beneficio em processamento do PowerPC era absurdo comparado ao PC da época e demorou um tempo pra que GPUs caras passassem o poder de processamento grafico do PS3 e demorou ainda mais alguns anos para que tivesse o mesmo custo beneficio, e com a nova geração não adotando a arquitetura PowerPC os consoles perdem toda esta vantagem, leiam abaixo para vocês entendem :

Vamos dar o exemplo do processador Cell do PS3, este processador já era heterogêneo e os consoles ainda contavam com um GPU dedicada, era a mesma coisa que se tivessem 2 GPUs, este processador usa um combinação de núcleos de 64 bits e de 128 bits, e na época eles já eram octa cores. não existia nada como isso no PC quando o SP3 foi lançado.

Olhem uma imagem da arquitetura do PS3 :

IMAGEaHR0cDovL3RlY2htYW5pYS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDgvcHMzLmpwZw==

O verde é a GPU dedicada Nvidia e o Preto é o processador Cell que internamente era assim :

IMAGEaHR0cDovL3RlY2htYW5pYS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDgvY2VsbF9kaWFncmFtLmpwZw==

O verde é o processador PPE ( 64 bits ) dedicado a processamento genérico( CPU ) os 8 Azuis são as SPE ( 128 bits ) que podem fazer processamento genérico ( CPU ) mas eram mais usados para gráficos ( GPU ).

Um detalhe, uma das SPE ficavam paradas ( a nono núcleo ) porém isso eu não sei o porque.

No PC da época do lançamento do PS3 os processadores de 64 bits estavam começando a substituir os de 32,porém os aplicativos e sistemas eram em sua maioria 32 bits e os núcleos eram no máximo dual core tendo alguns caros quad cores que usavam a tecnologia hyper threading no qual simulava 4 nucleos quando na verdade só tinha 2, no quesito GPU você poderia comprar placas com chip gráfico até mais poderosa que a dedicada do PS3 ( por um preço do medio ao elevado ) porém não chegava perto da potencia gráfica do processador Cell combinado a GPU dedicada da Nvidia.

Comparando com a nova geração de consoles as APUs da AMD são muito parecidas com o Processador Cell, porém faltaria a GPU dedicada nestes consoles.

Pra vocês terem uma ideia do poder desta arquitetura o PS3 já foi usado pra criar super computadores, faculdades e outras entidades fazem isso, eles pegam varios destes consoles e criam um cluster para que eles trabalhem juntos, o PS3 é tão poderoso que fica mais barato fazer isso do que comprar PCs para tal, aqui tem um link de um matéria que fala sobre um computador destes montado em 2010.

Todo este poder e complexidade tinha um contra, os programadores nos primeiros anos de vida dos consoles não conseguiam usar todo o poder destes aparelhos ( ate hoje alguns não conseguem ) as SPE eram complicadas de se trabalhar, só com o tempo que eles aprenderam a usar mais intensamente este poder e foi por isso que os gráficos foram melhorando com o tempo, e é por isso que nesta nova geração esta melhora com o tempo não deve existir de forma tão grande, a Arquitetura do PS4 e do XBone é a mesma do PC então ela é muito mais fácil de se programar, é muito mais fácil de se extrair todo seu potencial, os gráficos podem no futuro melhorar um pouco com otimizações de software porem nada comparado ao que aconteceu com o PS3 e X360, eles sofreram muito com sub utilização.

Outro problema, as APUs da AMD podem ser mais econômicas energeticamente, trabalhar melhor com memoria e serem mais baratas porém já existem placas de vídeo dedicadas mais rápidas e com muito mais gigaflops, apesar do windows e a fragmentação de hardware serem um empecilho para que todo o hardware seja usado a diferença de gigaflops é muito grande, olhem um exemplo :

XBone tem 1310 Gflops com uma GPU parecida com a Radeon 7770

PS4 tem 1840 Gflops com uma GPU parecida com a Radeon 7850

A Radeon R9 270 tem 2368 gflops e você pode encontrar esta placa por 169 dolares no varejo, ela é uma Mid-end muito mais poderosa que a nova geração de consoles, agora imagine um high-end.

E depois que a nova geração do OpenGL e do DirectX chegarem o aproveitamento de hardware vai ser maior.

E existe uma ultima situação engraçada, ao otimizar um game para a nova geração de consoles automaticamente esta fazendo o mesmo no PC, e em especial nas GPUs da AMD, a portabilidade é muito grande a antiga geração tinha a arquitetura muito diferente, isso praticamente monopolizava o trabalho de otimização para os consoles.

No PC as placas da Nvidia sempre funcionaram um pouco melhor do que as placas da AMD/ATI, porem com todos os novos consoles usando GPU AMD isso pode mudar.

Já o Wii U tem como grande desvantagem ter a arquitetura mais complexa para programação sendo dificil até de muitas empresas portarem jogos para ele. Mas possui um gamepad que é uma espécie de tablet de streming de video super veloz, que é sensível ao toque e funciona como joystik e como segunda tela. Além de ter uma CPU poderosa como já foi citado tem uma GPU com encapsulamento próprio, que apesar de mais fraca que a dos seus irmãos tem uma boa eficiência por ser dedicada, além da GPU na integra do Wii no mesmo encapsulamento atuando em processos GPGpu e fazendo a tarefa de retrocompatibilidade de jogos. Possui 1/4 da memoria RAM que os outros, 2GB Ddr3 a uma frequencia total de 1600Mhz. O que é compensado por uma eDRAM de 32Mb. Sendo ela a memória mais eficiente dessa geração.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jaW5lbWFibGVuZC5jb20vaW1hZ2VzL3NlY3Rpb25zLzYyNDMwL18xMzkzMTg4MDMyLmpwZw==

Considerações finais

Não estou dizendo que os novos consoles não são potentes, a maioria das pessoas tem em casa um PC muito mais fraco que os novos consoles ( inclusive eu ), o que estou tentando explicar é que a diferença entre console e PC que era enorme no lançamento da antiga geração ( ps3 e 360 ) hoje não é tão grande por causa da arquitetura adotada, não foi atoa que a microsoft abandonou os chips Intel do primeiro Xbox para adotar no 360 os processadores PowerPC, a diferença era muito grande.

Também temos que perceber que consoles não competem diretamente com PCs, são áreas separadas, é o mesmo que dizer que as pessoas vão abandonar os Smartphones porque os computadores de mesa são mais poderosos, então quem gosta de jogar com controle e na TV da sala preferem os consoles, já quem gosta de jogar com mouse e teclado preferem os PCs, simples assim, porem em um futuro próximo vai ser lançado as Steam machines, esta nova plataforma de jogos esta sendo feito para ser usado na TV e com controle , vão concorrer diretamente com o PS4 e o Xbone, e nesta plataforma a potencia quem define é você, então só o tempo dirá o que vai acontecer.

HARRYPITFALL
HARRYPITFALL #doriamgames
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,