"Medonho" Câmera Quantica revela imagens de objetos invisíveis

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5uYXRpb25hbGdlb2dyYXBoaWMuY29tL3dwZi9tZWRpYS1saXZlL3Bob3Rvcy8wMDAvODMwL2NhY2hlL3F1YW50dW0tY2F0cy0xXzgzMDA3Xzk5MHg3NDIuanBn

As imagens dos gatinhos e do tridentes, são uma avançada optíca quântica, uma física emergente construída em cima das interações de sub-particulas que o Einsten chamou de "medonho".

Uma câmera convencional captura a luz que volta ao objeto. Mas no experimento como reportado no Jornal Nature, partículas de luz, ou fotóns que nunca atingem o objeto são os que produzem a foto neste caso.

"Mesmo outros físicos dizem que não é possível realizar tal feito, mas isso é um comportamento quântico muito estranho" Afirma Gabriela Barreto Lemos do instituto de Quantum Optics em Viena, Austria que publicou o estudo.

Os dois feixes de laser são "enredados" em termos de física quântica, ou seja, eles mantem suas características de partes fótons, mesmo quando distantes. Assim, de um modo geral, alterando um, altera o outro.

"O que eles fizeram é bem intrigante. Em algumas maneiras magíco."Afirma o expert em Optíca Quantica Paull Lett do National Institute of Standards and Technology em Gaithersburg, Marylaland que não fez parte da equipe de experimentos. "Isso não é uma nova física, porém uma demonstração pura dessa ciência."

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo