Prévia - Until Dawn - Jogo terá mais de 100 finais possíveis

#Prévia Publicado por Don_Alves, em .

IMAGEaHR0cDovL2VuZTMucHQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDgvVW50aWxEYXduLnBuZw==

O site ENE 3 fez uma prévia de Until Dawn, que você pode conferir abaixo:

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYzEuZ2FtZXNwb3QuY29tL3VwbG9hZHMvb3JpZ2luYWwvOTE3LzkxNzY5MjgvMjYyNjIyMC0yN18xNDA3NzU3NTUxLmpwZw==

Desde de 2012 nos não ouvíamos falar de Until Dawn, um título que iria usar todas as capacidades do comando move do Playstation 3. Muito mudou em dois anos: o jogo se encontra em desenvolvimento para o PlayStation 4, o uso do comando Move foi descartado e agora iremos controlar os personagens na terceira pessoa em vez na primeira para uma experiência mais cinematográfica.

A Supermassive Games decidiu usar ao máximo as capacidades do Dualshock 4. Por exemplo o uso do touchpad para virar as páginas de um livro e o sensor de movimento para rodar os objetos com a possibilidade de descobrirmos novas pistas capazes de mostrar desenrolar da história.

O produtor executivo Pete Samuels e o diretor criativo Will Byles foram os membros da equipe que mostraram todos os personagens do jogo, Until Dawn. A Apresentação foi rápida e simples onde mostraram os elementos do cinema de terror americano que estiveram bastante presentes. Um grupo de oito amigos decide passar férias juntos, um ano depois do desaparecimento de Anna, uma amiga dos oito jovens adolescentes. Alojados em uma cabana em cima de uma montanha, estranhos eventos começam a acontecer e a aterrorizar todo o grupo.

Sentimento forte mas oculto

IMAGEaHR0cDovL2VuZTMucHQvd3AtY29udGVudC9nYWxsZXJ5L3VudGlsZGF3bi1nYy8xLmpwZw==

A demo se passa no meio da campanha, e centra-se em Ashley e Chris, dois amigos que se sentem atraídos um pelo outro mas que são incapazes de expressar esse sentimento.

Separados do grupo, Ashley e Chris decidem explorar a cabana à procura de Sam. O conceito do jogo é explorar todos os objetos que nos rodeiam para decifrar os estranhos acontecimentos que estão ocorrendo.

Estes objetos com os quais podemos interagir só ficam à mostrar na tela quando nos encontramos próximos dos mesmos. Will Byles mencionou que este efeito foi implementado para que a experiência seja o mais cinematográfica possível. Os dois encontra uma pequena casa de bonecas de porcelana (por sinal arrepiante) e acaba descobrindo que o psicopata que os persegue tem conhecimento do que aconteceu com Anna, a garota que desapareceu.

Após alguma interação e escolhas, Ashley e Chris acabam por encontrar Sam, mas infelizmente são capturados pelo psicopata.

Ambiente arrepiante com vários elementos conhecidos do cinema de terror

IMAGEaHR0cDovL2VuZTMucHQvd3AtY29udGVudC9nYWxsZXJ5L3VudGlsZGF3bi1nYy8yLmpwZw==

Num momento muito semelhante a Saw, o par romântico se encontra frente a frente, ambos amarrado a uma cadeira e com duas serras eléctricas sob as cabeças. As serras eléctricas começam a descer e Chris é obrigado a fazer uma escolha. O assassino deixa uma pistola à frente de Chris e diz que para um sobreviver ele terá de decidir quem vive. Ou Chris se suicida acabando por salvar a sua amada ou decide matar Ashley para assim sobreviver. A demo termina neste clima deixando tudo em aberto até o lançamento do jogo.

Gostei bastante da apresentação. Ao contrário dos jogos de terror japoneses, este junta contos de terror americanos para a criação do título. SAW, I Know What You Did Last Summer entre outros, estão presentes em força nesta história, algo que se pode revelar positivo ou negativo dependendo dos gostos pessoais de cada um.

Ashley ou Chris, você escolhe

IMAGEaHR0cDovL2VuZTMucHQvd3AtY29udGVudC9nYWxsZXJ5L3VudGlsZGF3bi1nYy8zLmpwZw==

Ao ver à demo, uma coisa é certa, me senti sempre tenso, a música e os efeitos sonoros estão muito bem realizados e a perspectiva em terceira pessoa proporciona momentos de terror muito gratificantes.

Outro aspecto que falaram foi o efeito borboleta. Ações que realizamos no jogo que irão ditar o futuro dos nossos personagens, onde vida e morte jogam lado a lado.

Não encontrar uma pista, decidir por uma resposta em vez de outra ou optar por diferentes caminhos faz com que a história se desenrole de diferentes formas.

No final a equipe revelou que existem mais de 100 finais possíveis e que as vezes a morte de certos personagens não ocorrem de acontecimentos que estejam acontecendo naquele momento mas de decisões tomadas em partes anteriores no jogo.

As ramificações das asas representam as várias escolhas do jogo.

IMAGEaHR0cDovL2VuZTMucHQvd3AtY29udGVudC9nYWxsZXJ5L3VudGlsZGF3bi1nYy80LmpwZw==

Reinvenção dos jogos de terror? Não sei se será a melhor forma de caracterizar Until Dawn, mas é certamente uma "rajada de ar fresco" em um gênero que está desaparecendo ao longo dos anos. Tenho pena que o trailer apresentado na Gamescom não tenha feito jus ao jogo, pois Until Dawn se revelou uma das melhores surpresas que tive na Gamescom 2014.

Você pode assistir à demo apresentada na Gamescom 2014 abaixo:

X2t0d2ZlRkRTZ0E=

Alexsander
Alexsander #Don_Alves
, Carapicuíba (São Paulo)
Publicações em Destaque