PS3 utilizado para o estudo dos buracos negros

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTMvYXJ0aWNsZXMvL2EvMS83LzAvMy81LzIvMy9ldXJvZ2FtZXItNXU2bmFkLmpwZy9FRzExL3Jlc2l6ZS82MDB4LTEvcXVhbGl0eS84MC9mb3JtYXQvanBn

Gaurav Khanna é um astrofísico da Universidade de Massachusetts de Dartmouth, que, provavelmente, é um dos maiores defensores do poder de computação do PS3.

De fato em 2009, Khanna comprou 16 consolae da Sony, a fim de ligá-los diretamente entre si para dar origem a um supercomputador para ser utilizado nos seus estudos. Num período em que as pessoas estão a tentar adquirir os novos consoles mais potentes, Khanna acrescentou mais 200 PS3 ao seu computador, agora fechado num ambiente refrigerado localizado dentro do campus.

Este supercomputador é atualmente utilizado pelo astrofísico para simular o comportamento dos buracos negros e a sua interacção com as estrelas e outros buracos negros, bem como para estudar a sua capacidade de se mover dentro da galáxia que os hospeda.

Ajudado por Richard Price (físico da Universidade do Texas de Brownsville) e Scott Hughes (astrofísico do MIT), Khanna conseguiu dar um volte de face em relação à teoria do deslocamento dos buracos negros, descobrindo através de complexos modelos matemáticos uma espécie de movimento contrário, capaz de parar este fenomeno.

Atualmente, o supercomputador composto pelos PS3 é usado por Khanna para efetuar cálculos complexos que vão além das tais simulações, sendo usado também para testar a vulnerabilidade dos sistemas de segurança cibernética. Este mega dispositivo criado por Khanna são comparáveis ao desempenho alcançado com cerca de 3.000 processadores encontrados nos portáteis e PC comuns.

No entanto Khanna não vai parar por aqui, uma vez que já tem agendado o uso da sua criação em outras áreas da astrofísica, entre as quais a sua utilização para apoiar o LIGO (Laser Interferometer Gravitationl Wave Observatory), com a finalidade de melhorar os modelos de emissão de ondas gravitacionais.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,