China quer lançar sistema operacional próprio para substituir o Windows

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Segundo agência governamental de notícias Xinhua, plano é libertar o país de sistemas operacionais estrangeiros como os da Microsoft, Google e Apple

IMAGEaHR0cDovL2NibmV3c3BsdXMuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzA4L0NoaW5hLXZhaS1sYW4lQzMlQTdhci11bS1ub3ZvLXNpc3RlbWEtb3BlcmFjaW9uYWwuanBn

A China espera lançar seu próprio sistema operacional em outubro, como uma forma de liberatr os usuários do país da dependência de sistemas operacionais estrangeiros, como o Windows da Microsoft. A notícia foi publicada neste domingo pela agência governamental de notícias Xinhua.

O sistema operacional chinês, que a Xinhua não divulgou o nome, será inicialmente oferecido em desktop PCs, com planos de mais tarde estender para smartphones.

A agência de notícias citou como fonte uma reportagem do jornal de negócios People's Post and Telecommunications News, ligado ao Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação (MIIT) da China. O MIIT é responsável, entre outras coisas, pela regulamentação e desenvolvimento da indústria de software chinesa.

"Esperamos lançar em outubro um sistema operacional desktop feito na China com suporte para app stores", disse Ni Guangnan, da Chinese Academy of Engineering, ao jornal chinês, de acordo com tradução da agência Reuters. Ni lidera uma aliança para o desenvolvimento de um sistema operacional oficial que foi criada em março pela República Popular da China (PRC).

Contra a Microsoft

Segundo o People's Post and Telecommunications News, Ni citou o fim do suporte ao Windows XP e a proibição do uso do Windows 8 em computadores governamentais como motivos para iniciar o movimento a favor de um sistema operacional local.

O engenheiro Ni detalhou uma linha do tempo pela qual o sistema operacional chinês substituiria primeiro os sistemas operacionais estrangeiros nos desktops, num prazo de um a dois anos, para depois, entre três a cinco anos substituir os dispositivos móveis.

A indústria privada, segundo Ni, poderia ajudar a financiar o sistema operacional local. "Criando um ambiente que nos permitiria competir contra Google, Apple e Microsoft, o que seria a chave para o nosso sucesso", diz Ni.

Red Flag Linux

A China já trabalhou em seu próprio sistema operacional no passado: em 2000 ela lançou o Red Flag Linux, que foi financiado em parte pelo governo. No final daquele ano, o Red Flag tornou-se obrigatório em todos os desktop PCs substituindo o Windows 2000. A tensão na época entre o governo chinês e a Microsoft tinha subido ao nível máximo com aquela decisão.

O Red Flag nunca decolou e a empresa que o produzia foi fechada no início deste ano. Ao que parece o Red Flag - o sistema operacional, não a empresa - será ressuscitado. Numa reportagem de 20 de agosto, pelo mesmo jornal People's Post and Telecommunications News, foi publicada a informação de que os bens da Red Flag Software teriam sido comprados pela Penta Wan Jing Information Technology Industry Group por US$ 6,3 milhões.

O fato foi citado por Ni, comentando que um Red Flag renovado poderia contribuir para os planos de criar um sistema operacional doméstico.

Windows 8 barrado

No início do ano, o governo chinês barrou o uso do Windows 8 em computadores do governo, irritado com fim do suporte ao Windows XP em abril. Antes dessa decisão, autoridades do governo tinham criticado fortemente a Microsoft por ter encerrado os updates de segurança para o sistema operacional de 13 anos de idade.

Historicamente a China tem sido um reduto do Windows XP, em boa parte por causa da pirataria em massa do software da Microsoft.

O país tem estado às turras com empresas estrangeiras de tecnologia, particularmente a Microsoft e a Google, e em algumas vezes também a Apple, por causa do seu impacto e influência sobre o país.

A animosidade cresceu muito no mês passado quando os órgãos de regulamentação antitruste do governo surpreenderam vários escritórios da Microsoft ono país com a apreensão de computadores e documentos como primeiro passo de uma investigação contra a companhia.

A investigação foi iniciada por conta de reclamações que datam de julho de 2013 sobre assuntos diversos como as formas de empacotamento do Windows e do Microsoft Office; a compatibilidade entre o Windows e o Office e outros itens não identificados.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro