Naughty Dog acredita em "Futuro Brilhante" no PS4; [Entrevista] Uncharted 4 e TLOU

#Notícia Publicado por TheDeepSky, em .

A Naughty Dog falou sobre o seu passado e futuro em uma entrevista com o Diretor, Neil Druckmann e Programador Chefe, Jason Gregory em um podcast.

O podcast completo (em inglês) pode ser baixado aqui

http://www.ingamechat.net/2014/08/season-8-episode-32/

A entrevista varia entre uma ampla variedade de tópicos, e começa com uma das razões da remasterização The Last of Us no PS4 e a forma como foi concebido para ser jogado.

IMAGEaHR0cDovL2hkLndhbGxwYXBlcnN3aWRlLmNvbS90aHVtYnMvdGhlX2xhc3Rfb2ZfdXNfcmVtYXN0ZXJlZC10Mi5qcGc=

Gregory explicou que uma grande parte do código de The Last of Us foi portado muito facilmente, mas houve duas áreas que provaram ser um desafio. A primeira é a GPU: cada GPU é diferente, também se tornam mais complexas.A GPU do PS4 pode fazer mais de mil coisas ao mesmo tempo, de modo a tentar compreender as complexidades do hardware e realmente "tornando-se cantar" e tornando-se fazer exatamente o que você quer que ele faça da forma mais eficiente possível foi um grande desafio, mas uma diversão.

A outra foi a diferença na arquitetura. O PS3 teve um processador principal e seis co-processadores (SPUs). Eles são muito poderosos, mas eles têm uma maneira muito específica que você tem que falar com eles. Eles também têm as suas próprias áreas de memória privada. Trazendo o código e tê-lo executado em seis poderosas CPUs principais no PS4 também foi um grande desafio em descobrir como obter tudo a correr em paralelo.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lcnNpdGguY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEzLzA2L3RoZS1sYXN0LW9mLXVzLXBpYzAxLnBuZw==

O trabalho inicial no motor do PS4 foi feito mais de um ano antes de lançar The Last of Us foi um pouco problemático porque não havia devkits. Eles tiveram que trabalhar em PCs semelhantes na arquitetura para que sabiam como seria no PS4. A equipe começou a trabalhar com PS4 em pleno andamento, na verdade, fazendo-a funcionar em devkits adequadas, de seis a oito meses após o lançamento de The Last of Us.

Gregory começou a trabalhar por ele mesmo no início, em seguida, foram adicionados mais programadores e, finalmente, perto do fim quase toda a equipe de programação.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lcHVyLmNvbS9maWxlcy9pbWFnZXMvMjAxNC90aGUtbGFzdC1vZi11cy1wczQtdnMtcHMzLWNvbXBhcmlzb24uanBn

Naughty Dog tem três projetos em andamento no momento: The Last of Us(suporte ao multiplayer), Uncharted 4, e "o próximo grande jogo", que está em um estágio "super-precoce" de desenvolvimento. Exceto para Uncharted 4, o jogo tem uma equipe fixa, e os recursos são deslocados em torno de como estúdio necessita. Antes tínhamos que ter duas equipas completamente distintas, mas eles são tão especial e seletiva, sobre a forma como eles contratam pessoas, que a separação completa nunca foi cumprida, por isso é mais "um ano e meio de equipe", onde as pessoas vão mudar de posição formular projetos inteiros.

Não faria sentido ter dois times completos, como nunca há dois jogos em plena produção, ao mesmo tempo. Ou é antes da produção ou há DLC que está sendo feito após a liberação, para que no final tem um ano e meio de equipe é um bom equilíbrio.

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYy5nYW1lc3BvdC5jb20vdXBsb2Fkcy9vcmlnaW5hbC83OC83ODc1OTAvMjQ0NzYwMi1lbGxpZSthbmQrcmlsZXkuanBn

The Last of Us Remastered era um caso especial, já que era tecnicamente uma porta, por isso, enquanto ele possuía boa parte na equipe de programação, não era tão exigente no lado do art. Enquanto um monte de tecnologia para o multiplayer continua a funcionar da mesma maneira do PS3 e PS4, e a PSN é fundamental.

Parte do código foi apenas portado, e dentro de uma semana após o início do esforço inicial portar uma boa parte do que seria realmente compilar uma "espécie de corrida", os gráficos foram apenas passados para tela, é possível ver elementos, mas eles não olharam direito o framerate, o que foi terrível. Desde então, a equipe passou muito tempo procurando coisas que eram diferentes entre PS3 e PS4, elementos que se esqueceram de trazer mais que foram trazidos, mas precisava ser mudado. Ao mesmo tempo, a equipe de renderização trabalhou duro no trabalho basicamente refazer o motor de renderização a partir do zero, porque a GPU é muito diferente do PS3.

IMAGEaHR0cHM6Ly9mYXJtOC5zdGF0aWMuZmxpY2tyLmNvbS83MTE5LzgxNzAwODA2ODhfOTg0ZWRhZWE3M19iLmpwZw==

No PS4 há uma grande quantidade de memória, por isso a equipe não precisa se preocupar com nada disso. A CPU foi como mais um saco de gatos, porque ao mesmo tempo é mais poderoso, oque levou muito tempo para aprender os seus prós e contras e como descobrir todos os processos. Quanto espaço em disco, a equipe tem um novo sistema de compressão de cinematics e texturas, por isso mesmo que há muito mais dados, ele ainda deixou uma pequena quantidade de espaço no disco para incluir o documentário e as faixas de comentários.

O jogo está bloqueado a 60 quadros por segundo, a maior parte do tempo que seria realmente executado em 80, e ainda há sistemas que poderiam ter sido otimizados mais.

A equipe ainda não funcionou em todos os gargalos de memória, mesmo que Druckmann teve certeza que eles vão fazer em Uncharted 4, No entanto, ainda há uma grande quantidade de energia para desvirar. Gregory lembra que com Uncharted 2 eles alegaram que o SPUs do PS3 não tinham capacidade na época, mas depois eles fizeram Uncharted 3 e The Last of Us, e com cada iteração eles descobriram novas maneiras de otimizar o código e apertar ainda mais fora do hardware. Segundo ele, com o PS4 há um "futuro brilhante", porque há uma grande quantidade de energia que a Naughty Dog ainda quer aprender e aproveitar as maneiras de otimizar o código para torná-lo ainda mais eficientes.

IMAGEaHR0cDovL3ZpZGVvZ2FtZXdyaXRlcnMuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDExLzA3L3VuY2hhcnRlZDIyXzA4LmpwZw==

Druckmann também mencionou que há discussões sobre a remasterização da série Uncharted, mas agora o estúdio está realmente focado em Uncharted 4. Eles fizeram uma promessa com o trailer na E3 e que querem viver de acordo com ele. Druckmann também mencionou que "agora" não há planos de ter 3D em Uncharted 4.

IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1wTHpYeG9CX2hTWS9VNTZGZFM3bDZxSS9BQUFBQUFBQUFTTS8yYWpGbHZNLTEwRS9zMTYwMC9VNC1FMy1UZWFzZXItRklOQUwtT25saW5lLUhRLTU5OTRfSDI2Nl9nYW1lcnN5ZGUtdXBkYXRlJTVCMDEtNTItNTAlNUQuSlBH

Ele então explicou que eles nunca pensam sobre abordar um gênero específico, mas eles consideram o tipo de personagem e a história que combina um monte de gêneros juntos. Enquanto eles não sabem o que o futuro nos reserva, e há todos os tipos de gêneros que ele está intrigado e inspirados, o que é mais importante é a forma como eles vão combiná-las para contar uma história.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lcnNvdWxzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8xMS8yMDEzLTEwLUNyYXNoLUJhbmRpY29vdC1Eb3dubG9hZC1XYWxscGFwZXItMjAxMy5qcGc=

Com Uncharted 4, Druckmann e Straley estão constantemente entre discussões sobre história e jogabilidade, e no momento é preciso ceder um ao outro, mas, ao mesmo tempo em que fazemos um ao outro forte "trabalhando juntos". Quanto a novas informações sobre a nova aventura de Nathan Drake, Druckmann mencionou que "em breve". Tenho certeza de que ninguém está surpreso com isso.

Visconde de Sabu
Visconde de Sabu #TheDeepSky
, Sítio do Pica-Pau Amarelo