Empresas de games que Faliram (ou quase)

#Artigo Publicado por thiagosza, em .

Em Junho deste Ano a Capcom, uma das empresas clássicas do mundo dos games anunciou que suas Ações estão Disponíveis ao mercado. O negócio se resumi assim: Quem tiver dinheiro Suficiente vai ser o Sócio Majoritário e vai mandar e desmandar na casa do Ryu.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5uZXdzaW5zaWRlLm9yZy93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOC9jYXBjb20tbG9nby5qcGc=

A empresa chegou nessa decisão devido à baixa no Faturamento nestes últimos anos, com isso fica claro que a Capcom está mal das pernas e está precisando de uma Boa Ajuda $$$$$. Já se vão 2 anos sem um grande lançamento e para piorar estão vindo de 2 jogos que tiveram um grande "Merchan" mas tiveram Baixas vendas (Resident Evil 6 e Operation Raccon City).

Isso se torna um perigo, pois podemos ter mais uma Empresa Clássica sendo engolida pela mudança de mercado dos games. Com isso, montei este Post para falar sobre as empresas clássicas que foram para o BURACO.

SEGA (quase)

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5uZXdzaW5zaWRlLm9yZy93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOC9zZWdhLWxvZ28tZTE0MDc5NjM4NTYyNDQuanBn

Essa é conhecida por todos nós, a SEGA mora no meu coração, mas temos que admitir o quanto a rival da Nintendo fez besteiras e hoje não a vemos com nada relevante no mercado.

Sejamos sinceros, os consoles da SEGA bem sucedidos foram o MEGA DRIVE/Genesis e o Dreamcast (nos 2 anos antes do Playstation 2 derrubar tudo mundo nesta época!) e a empresa mais errou em suas decisões do que acertou. Para não Sumir totalmente, ela para de produzir o seus consoles e se volta para produzir jogos para todas as plataformas (E a TECTOY chorou!). Hoje você pode contar nos dedos de uma mão os jogos Publicados ou Produzidos pela SEGA e valem o seu dinheiro, Jogos do Sonic tem mais Vergonha do que Diversão e com isso colocando um fim no que era realmente a Guerra de consoles (SEGA vs Nintendo).

ATARI

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5uZXdzaW5zaWRlLm9yZy93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOC9hdGFyaS1sb2dvLmpwZw==

Ela que começou com consoles mas saiu rápido da cena se resumindo a produção de jogos…Ruins (Enter The Matrix e Path of Neo por Exemplo), foi comprada, absorvida, renomeada até que percebeu que já estava feio a Situação.

Midway

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5uZXdzaW5zaWRlLm9yZy93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOC9taWR3YXktbG9nby5qcGc=

Os mais saudosistas vão se lembrar desta que fazia os jogos do Mortal Kombat, mas sendo realistas, Só era bom os MK 1, 2 e 3. A partir daí, só tem porcaria sendo Produzida, Mortal Kombat com jogabilidade de Tekken um atrás do outro fez ela desaparecer do Mapa tendo suas franquias compradas por outras empresas e fazendo algo Relevante (Obrigado Warner Games!)

SNK (quase)

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5uZXdzaW5zaWRlLm9yZy93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOC9zbmstbG9nby5qcGc=

Posso dizer que eu durante um tempo achei que não tinha empresa que soubesse fazer jogos de luta 2D tão bonitos quanto a SNK, Ai eu joguei Guilty Gear feito pela Arc System Works e mudei de Ideia!

SNK foi sempre muito única nos seus jogos, The King of Fighters era uma franquia forte e jogos muito bons. Mas também não soube se adaptar as mudanças e perdeu dinheiro pra caramba e chegando ao ponto de The King of Fighters nem ter força frente os outros games de luta atuais, até tentaram transformar o KOF em 3D…mas acho melhor não falarmos disso!

A SNK acabou sendo comprada pela Playmore e tem produzido jogos Ruins um atrás do outro, manchando a história da empresa que tinhas os jogos de luta mais adorados mundo.

Square

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5uZXdzaW5zaWRlLm9yZy93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOC9zcXVhcmUtbG9nby5qcGc=

Essa se resumi a Final Fantasy, franquia de maior nome dela.

Final Fantasy 7 é considerado um dos melhores jogos da História e colocou o nome da Square no topo. Daí foram fazer um filme da franquia (The Spirits Within) que acabou levando todo o dinheiro da empresa que foi forçada a se Unir com a Enix e daí surgiu a Square Enix que para mim, fez um dos meus jogos favoritos que é o The 3rd Birthday.

Mas um jogo só não salva uma empresa (que já vinha de queda antes), se você pesquisar bem, vai ver que mesmo com a união das 2 empresas eles ainda estão na lama.

Bom senhores é isso, espero que a Capcom não entre para esta lista e espero sinceramente que não tenhamos mais empresas clássicas do games saindo do mercado.

Thiago
Thiago #thiagosza

Tenho o que eu quero ou não tenho nada!

, São Paulo
Publicações em Destaque